1 ª Carta aos Coríntios > Leitura #755

Quanto vale a sua oferta na Igreja?

Quanto vale a sua oferta na Igreja? Depende de você! Não está na quantidade, mas na intenção do coração de quem dá e que Deus vê, e recompensará!

#755Quanto vale a sua oferta na igreja

Créditos: Rmcarvalho by Getty Imagens

Quanto à coleta em favor dos santos, segui vós também as normas que tracei para as Igrejas da Galácia. Todo primeiro dia da semana, cada qual separa livremente o que tenha conseguido economizar, de modo que não se espere a minha chegada para então recolher os donativos.

Desde os inícios da Igreja, haviam as mobilizações em favor de todos os santos, ou seja, de todos os cristãos. Aquelas comunidades mais abastadas ajudavam as mais pobres, e todos de alguma forma ajudavam uns aos outros. Essa coleta era especial, pois os irmãos de Jerusalém estavam necessitando, e lá é o berço da nossa fé, onde o Cristianismo nasceu. Até hoje, existem alguns momentos de coleta assim, em favor de um grande número de cristãos, seja pela Igreja de Roma, seja pela Igreja local.

O mais importante é saber que essa oferta é livre, vivamente incentivada e de coração. Temos o exemplo de que tipo de doação agrada o coração de Deus no episódio da oferta da viúva (Mc 12,41-44) e ainda *(Mt 6,3-4).

Há ainda duas recomendações importantes que Paulo nos faz: reconhecer e respeitar a autoridade, sem julgamentos nem preconceitos, mas levar em conta a graça de estado dada por Deus, que era o caso de Timóteo. E a valorização dos cristãos mais antigos e de sua doação de vida e sofrimentos por causa do Evangelho.

Nem sempre fazemos isso, e pior, julgamos que aquela pessoa que está, há décadas, servindo na Igreja, porque dizemos que é uma chata que se sente dona da Igreja. Não devemos pesar assim; antes, devemos agradecer pela fidelidade e honrar com nossa vida e o testemunho desses cristãos que, até hoje, nos dão a oportunidade de conhecer.

Leia o trecho em I Cor 16

Na Bíblia CNBB, página 1415
Título: A coleta para Jerusalém

Ordens

I Cor 16, 1-2.10-11.13-18.22

Quanto à coleta em favor dos santos, segui vós também as normas que tracei para as Igrejas da Galácia. Todo primeiro dia da semana, cada qual separa livremente o que tenha conseguido economizar, de modo que não se espere a minha chegada para então recolher os donativos.”

Se Timóteo chegar aí, cuidai para que ele esteja entre vós sem nada temer, pois, como eu, ele trabalha na obra do Senhor. Que ninguém o menospreze. Pelo contrário, provede-o do necessário para uma viagem tranquila de volta. Eu o estou esperando com os irmãos.”

Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, sede corajosos, sede fortes; e o vosso proceder seja todo inspirado no amor.

Ainda uma recomendação, irmãos: Conheceis a família de Estéfanas, e sabeis que eles são as primícias da Acaia e como se devotaram ao serviço dos santos. Respeitai pessoas assim, tão dedicadas, bem como todos os que colaboram e se afadigam no mesmo trabalho. Alegro-me com a presença de Estéfanas, Fortunato e Acaio. Eles supriram a vossa ausência, tranquilizando o meu espírito e o vosso. Sede reconhecidos a tais pessoas.”

Se alguém não ama o Senhor, seja excluído. Maranathá! Vem, Senhor!”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

A minha oferta tem real valor diante de Deus e não dos homens.

Como posso pôr isso em prática?

Rever minha vida, ver se não estou avarento e apegado. Dar o que não uso mais e rever as minhas reais necessidades.