1 ª Carta aos Coríntios > Leitura #743

Sabe qual é o jeito certo para rezar?

Sabe qual é o jeito certo para rezar? Não? Sim! Certo, particular, único, todo seu, exclusivo e insubstituível. Regras internas nunca mudam, as externas sim.

#743Sabe qual é o jeito certo para rezar

Crédito: doidam10 by GettyImages

Quero que saibais o seguinte: a cabeça de todo homem é Cristo, mas a cabeça da mulher é o homem e a cabeça de Cristo é Deus.”

Baseando-se sempre na revelação e no conhecimento de Cristo, Paulo vai estabelecendo, por onde passa, regras para a convivência harmônica de oração na assembleia que também tinha como base o exemplo do judaísmo.

Na Carta a Timóteo (I Tm 2, 8-15), o apóstolo fala das permissões e proibições para as mulheres, a fim de que sua atitude dê testemunho. É claro que, as coisas foram mudando através dos séculos, mas, ainda hoje, muitas mulheres na Igreja usam o véu em sinal de respeito. Uma coisa que não muda nem mudará tanto para os homens quanto para as mulheres é o forma de rezar que agrada a Deus. Uma oração infalível que não vê diferença entre pessoa alguma ou raça ou sexo é a oração vinda do coração!

Sabe qual é o jeito certo de rezar?

Confira em Mt 6, 6-15!

Jesus ensinou a rezar com o coração e a colocar Deus e o homem em seu devido lugar. É a partir dessa realidade que nossa oração é ouvida, os nossos pedidos são atendidos e a nossa oração se torna eficaz.

Os conselhos de Paulo sobre como homens e mulheres devem se comportar na Igreja podem parecer um tanto machistas e até mesmo ‘preconceituosos’ para a sociedade atual, mas, na sua época, era plenamente contextualizado.

Hoje também existem normas e comportamentos básicos dentro de nossas missas e outras formas de cultos cristãos. Um exemplo disso é que não se deve ir à missa com roupas decotadas ou curtas demais, mesmo em lugares quentes. O que vale tanto para homens como para mulheres, seguindo um bom senso mínimo de modéstia e castidade cristã.

Na época de Paulo, isso era ainda mais precioso e importante, como testemunho dentro e fora da comunidade cristã. Por isso, uma certa padronização, mas não ‘uniformidade’, acontecia nas comunidades cristãs e eram testemunhos para outras igrejas e para os pagãos também.

Mas tudo isso não servirá para coisa alguma, se não brotar de dentro para fora, se não vier do coração. Uma roupa digna, um perfume, uma boa postura e tantas outras coisas só terão real valor se for um movimento do coração. Caso contrário, seremos fariseus, ou piores que eles. (Mt 6, 5).

O jeito certo de rezar? O seu. Você de verdade e sem máscaras. Do seu coração para o coração de Deus

Quanto à autoridade estabelecida por Deus, nada mudou. Mas como o próprio apóstolo deixa claro, não há menor dignidade na mulher por estar submissa ao homem (ICor 11, 11-12). Graças a Deus, com o passar do tempo, a Igreja foi compreendendo o valor das mulheres no plano de Deus e na educação cristã. Sem as mulheres, o que seria da nossa Igreja hoje com tantos homens entregues ao paganismo?! Elas têm feito o que os homens deveriam fazer e salvado muitas famílias por sua fé e perseverança na oração e nas boas obras.

Leia o trecho em I Cor 11, 1-16.

Na Bíblia CNBB; página 1409.
Título: O véu das mulheres.

Ordens

I Cor 11, 10

Por isso a mulher deve trazer sobre a cabeça um sinal de autoridade, em atenção aos anjos.”

Princípios eternos

I Cor 11, 3.8-9.11-12

Quero que saibais o seguinte: a cabeça de todo homem é Cristo, mas a cabeça da mulher é o homem e a cabeça de Cristo é Deus.”

Pois a mulher é que foi tirada do homem e não o homem da mulher. Mais: a mulher foi criada por causa do homem e não o homem por causa da mulher.”

No entanto, diante do Senhor, como a mulher depende do homem, assim também o homem depende da mulher. Pois, como a mulher foi tirada do homem, assim também o homem nasce da mulher, e tudo, afinal, vem de Deus.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Há normas na Igreja que eu preciso respeitar. Normas litúrgicas, reverências, comportamentos básicos próprios do culto a Deus, mas, acima de tudo, há um jeito certo de rezar, que é com o coração.

Como posso pôr isso em prática?

Entrar sempre no quarto do meu coração para rezar. É de lá, ou daqui, que minha oração é eficaz.