1ª Carta de São Pedro > Leitura #833

Cristãos sóbrios e vigilantes

Para resistir ao diabo precisamos ser cristãos sóbrios e vigilantes! Parece coisa bem simples, mas a distração de um cristão é perigosa para a saúde da fé.

Cristãos sóbrios e vigilantes

Créditos: FG Trade by GettyImages

“Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor como um leão que ruge, procurando a quem devorar.”

Um capítulo dirigido principalmente aos pastores do rebanho, aos dirigentes e anciãos, mas também aos jovens. Pois a hierarquia e a obediência precisam funcionar assim como a responsabilidade e o cuidado com os irmãos da fé, ovelhas do rebanho. É aí que entra a ação do diabo: ele quer dividir tudo e todos pela rebeldia e desobediência, pela ganância e irresponsabilidade.

O problema é que andar no caminho da autoridade e submissão dói, faz sofrer. Nossa rebeldia e vaidade garantem um combate para toda vida no que se refere à obediência a Deus e àqueles que ele constituiu autoridade em seu nome. Discordamos, discutimos e desobedecemos porque consideramos nossa ideia, ou vontade, melhor. Pior ainda é quando não obedecemos ou não cuidamos do rebanho por não considerar ou não aceitar a eleição de Deus sobre os outros.

Por isso, a ordem: “Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor como um leão que ruge, procurando a quem devorar”.

E mais, diante das tribulações e sofrimentos causados pelo serviço a Deus, seja ele na autoridade ou na submissão, o segredo é “Lançai sobre ele toda vossa preocupação, pois ele é quem cuida de vós”.

Deus mesmo sabe que não suportaremos o fardo sozinhos, por isso, Ele cuida de nós. No entanto, se endurecermos o coração, nossa prece não será atendida e nosso sofrimento permanecerá: “Deus resiste aos soberbos, mas dá sua graça aos humildes”.

Não ficarão sem recompensa os que perseverarem até o fim, pois é promessa de Deus nos restabelecer depois da provação: “Deus resiste aos soberbos, mas dá sua graça aos humildes”.

Leia o trecho em I Pd 5.

Na Bíblia CNBB; página 1499.
Título: Os dirigentes e os membros da comunidade.

Promessas

I Pd 5, 4.10

Assim, quando aparecer o pastor supremo, recebereis a coroa imperecível da glória.”

Depois de terdes sofrido um pouco, o Deus de toda graça, que vos chamou para a sua glória eterna, no Cristo Jesus, vos restabelecerá e vos tornará firmes, fortes e seguros.”

Ordens

I Pd 5, 1-9

Aos anciãos entre vós, eu exorto, ancião como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, participante da glória que está para se revelar: sede pastores do rebanho de Deus, confiado a vós, cuidai dele, não por coação, mas de coração generoso; não por torpe ganância, mas livremente; não como dominadores daqueles que vos foram confiados, mas antes, como modelos do rebanho. Assim, quando aparecer o pastor supremo, recebereis a coroa imperecível da glória.

Igualmente vós, os jovens, sede submissos aos anciãos. Revesti-vos todos de humildade no relacionamento mútuo, porque

Deus resiste aos soberbos, mas dá sua graça aos humildes.

Humilhai-vos pois sob a poderosa mão de Deus, para que, na hora oportuna, ele vos exalte. Lançai sobre ele toda vossa preocupação, pois ele é quem cuida de vós. Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor como um leão que ruge, procurando a quem devorar. Resisti-lhe firmes na fé, certos de que iguais sofrimentos atingem vossos irmãos pelo mundo afora.

Princípios Eternos

I Pd 5, 5b.7-8.11

Deus resiste aos soberbos, mas dá sua graça aos humildes.”

Lançai sobre ele toda vossa preocupação, pois ele é quem cuida de vós. Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor como um leão que ruge, procurando a quem devorar.”

A ele pertence o poder, pelos séculos dos séculos. Amém.”

*Anote em seu diário qual a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Lançai sobre Ele toda vossa preocupação, pois Ele é quem cuida de vós. Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor como um leão que ruge, procurando a quem devorar.”

Como posso pôr isso em prática?

Na tribulação, na preocupação e perturbação dos pensamentos e sentimentos, vou buscar refúgio no Senhor e não vou ceder à ira ou a outra coisa qualquer na tentativa de resolver sozinho o problema. Não posso nada sem Ele.