Carta a Tito > Leitura #288

A importância da autoridade eclesial

A importância da autoridade eclesial na vida das comunidades cristãs é evidenciada desde o início da Igreja. A confirmação da fé depende dessa presença.

#288A importância da autoridade eclesial

Créditos: by Getty Images / luoman

“A Tito, meu verdadeiro filho na fé comum.”

Na sua saudação costumeira, Paulo deixa sua credencial. Quem lê a saudação desta carta não tem como duvidar que seu remetente é autenticado por Deus para a tarefa que está desempenhando, devido à sua fé inabalável, sua convicção de apostolado e pela vocação tão bem consolidada. Uma verdadeira autoridade eclesial na vida das comunidades cristãs.

É sabedoria ficarmos sempre próximos de pessoas assim, porque podemos aprender muito com elas ou mais que nos livros, por sua capacidade e por sua sabedoria, sobretudo no círculo da fé.

Temos grandes exemplos na nossa história de homens e mulheres de Deus, sábios, inteligentes, verdadeiros doutores na igreja: São João da Cruz, Santa Tereza D’Avila, Santo Agostinho e tantos outros.

Mas, se preferimos ouvir e perder tempo com bobeiras, comédias fúteis, casos e causos mesquinhos e bisbilhoteiros, o que iremos acrescentar ao nosso conhecimento, à nossa cultura e, sobretudo, à nossa alma?

Responda a si mesmo.

Leia o trecho em Tt 1, 1-4

Na Bíblia CNBB; página 1470.

Título: Saudações

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Gastar tempo ao lado do homem sábio é sabedoria.

Como posso pôr isso em prática?

Ouvir as pregações do monsenhor Jonas Abib.