O amor é a força mais poderosa que existe, tanto assim que ele define Deus. O amor cobre uma multidão de pecados, eis a graça para aqueles que amam!
“Sobretudo, cultivai o amor mútuo com todo ardor, porque o amor cobre uma multidão de pecados.”
Cultivar o amor é próprio do cristão. Mas o amor cristão não é passivo ou de fantasia. É amor intenso e profundo. A prova é aquele que nos dá o exemplo: Jesus Cristo. Amou até a morte, e morte de cruz.
Nosso amor fraterno então deve ser capaz de suportar contrariedades, dores, sofrimentos afetivos e psicológicos assim como Jesus suportou. E é esse amor que devemos cultivar, ou seja, cuidar para que cresça e frutifique e se espalhe mundo afora.
Parece loucura, mas não é. É precisamente assim que Deus nos quer amando: como ele. E assim como o amor venceu o pecado e a morte na cruz, salvando a humanidade, assim também aquele que ama cobre uma multidão de pecados, porque não há pecado que resista a um coração que ama, porque está cheio de Deus.
Mesmo aos mortos Jesus pregou, ao permanecer no sepulcro para que eles tivessem a salvação por meio do Evangelho, como rezamos na profissão de fé: “desceu à mansão dos mortos”.
Porque o plano de Deus é salvar, e não condenar. E se Deus amou o mundo para salvá-lo, os que amam ajudam a salvar o mundo, porque é Deus mesmo quem ama neles, é Deus quem vive e age neles. (Gl 2,20)
Leia o trecho em I Pd 4,1-11
Na Bíblia CNBB, página 1498
Título: A ruptura com o pecado
Promessas
I Pd 4,2.5
“Assim, ele viverá o restante da sua vida corporal guiado pela vontade de Deus, e não por paixões humanas.”
“Mas eles terão de prestar contas àquele que está pronto para julgar os vivos e os mortos.”
Ordens
I Pd 4,1-2.7-11
“Já que cristo sofreu em sua vida corporal, vós também deveis amar-vos com esta convicção: aquele que sofreu em seu corpo, rompeu com o pecado. Assim, ele viverá o restante da sua vida corporal guiado pela vontade de Deus, e não por paixões humanas.”
“O fim de todas as coisas está próximo. Vivei com sensatez e vigiai dados a oração. Sobretudo, cultivai o amor mútuo, com todo ardor, porque o amor cobre uma multidão de pecados. Sede hospitaleiros uns com os outros, sem reclamações. Como bons administradores da multiforme graça de Deus, cada um coloque à disposição dos outros o dom que recebeu. Se alguém tem o dom de falar, fale como se fossem palavras de Deus. Se alguém tem o dom do serviço, exerça-o como capacidade proporcionada por Deus, a fim de que, em todas as coisas, Deus seja glorificado, por Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o poder, pelos séculos dos séculos. Amém.”
Princípios Eternos
I Pd 4,6.8b
“Pois, também aos mortos foi anunciada a Boa Nova, para que, mesmo julgado à maneira humana na carne, eles pudessem viver pelo Espírito, conforme o desejo de Deus.”
“…porque o amor cobre uma multidão de pecados.”
*Anote em seu diário qual a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
A amor é a força mais poderosa que existe. Aquele que ama torna-se participante dessa glória que o amor realiza. Contudo, neste mundo o amor venceu pelo sofrimento.
Como posso pôr isso em prática?
Quando eu sofrer, quero oferecer sempre por alguém que mais precisa, por alguém que eu amo e até mesmo por alguém que não mereceria.