1ª Carta de São Pedro > Leitura #826

O jeito cristão de lidar com o sofrimento

Há sim um jeito cristão de lidar com  o sofrimento, um jeito diferente do que o mundo ensina. O heroísmo de um cristão choca os que estão afastados de Deus.

#826O jeito Cristão de lidar com o sofrimento

Créditos: Filmstax by GettyImages

“Nisto consiste a graça: sofrer injustamente, suportando as aflições, com a consciência da presença de Deus.”

Foi Jesus mesmo quem nos deu o exemplo de obediência, sobretudo no sofrimento. O jeito cristão de lidar com o sofrimento é seguir o exemplo do seu Senhor. Parece até que os cristãos são uns bobos diante de tantas aflições, perseguições e tribulações que sofrem a todo momento. Seja perseguição moral, religiosa, física ou qualquer outra, a todo momento lhes é pedido um testemunho. Se olharmos para nossa condição, desistiremos facilmente, mas não olhamos para o problema, e sim para o exemplo de Cristo. Não amamos o sofrimento, mas amamos Aquele que sofreu por nós, morreu e ressuscitou para nossa salvação.

Leia o trecho em I Pd 2, 18-25

Na Bíblia CNBB; página 1497.
Título: A obediência dos servos segundo o exemplo de Cristo.

Ordens

I Pd 2, 18

Servos domésticos, submetei-vos aos patrões com todo respeito, não só aos bons e afáveis, mas também aos que são difíceis.”

Princípios eternos

I Pd 2, 19-25

“Nisto consiste a graça: sofrer injustamente, suportando as aflições, com a consciência da presença de Deus. Pois que merecimento há em fazer o mal e suportar castigo por isso? Entretanto, se fazeis o bem e suportais o sofrimento, isto vos torna agradáveis junto a Deus. De fato, para isto fostes chamados. Pois também Cristo sofreu por vós, deixando-vos um exemplo, a fim de que sigais os seus passos.

Ele não cometeu pecado algum, mentira nenhuma foi encontrada em sua boca. Quando injuriado, não retribuiu as injúrias; atormentado, não ameaçava; antes, colocava sua causa nas mãos daquele que julga com justiça.

Carregou nossos pecados com seu próprio corpo numa cruz, a fim de que, mortos para os pecados, vivamos para a justiça.

Por suas feridas fostes curados. Andáveis desgarrados como ovelhas, mas agora voltastes ao pastor que cuida de vós.”

*Anote em seu diário qual a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.