1ª Carta de São Pedro > Leitura #821

Somos migrantes neste mundo

Uma das realidades mais verdadeiras para o cristão é o fato de que somos migrantes neste mundo. Ele vai passar, mas nós não, pois cremos em Jesus Cristo.

#821Somos migrantes neste mundo

Créditos: CHUYN by GettyImages

“Aos eleitos que vivem como migrantes dispersos no mundo, eleitos conforme a presciência de Deus e pela Santificação do Espírito, para obedecerem a Jesus Cristo e serem aspergidos com o seu sangue.”

A primeira carta de São Pedro começa com uma saudação peculiar e uma bênção apostólica. A saudação nós costumamos ver em algumas missas mais solenes em que o sacerdote, geralmente, fica esperando a resposta do povo, pois esta saudação não é tão comum.

Na verdade, a saudação da missa é tirada em parte desta saudação de Pedro, assim como a saudação mais comum é tirada das cartas de Paulo. As frases que diferem são estas: “eleitos, confirme a presciência de Deus e pela Santificação do Espírito, para obedecerem a Jesus Cristo e serem aspergidos com o seu sangue”. E isso nos fala muito. 

Somos migrantes

É a primeira realidade que diz de nossa vocação cristã. Não pertencemos a este mundo. É por isso mesmo que Jesus veio nos salvar para vivermos a Sua vida eterna. E ela não é neste mundo. “Na casa do meu Pai há muitas moradas. Não fosse assim, eu não vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós” (Jo 14, 12).

Somos eleitos

É a segunda grande realidade que nos atinge. Sobretudo, os consagrados. Ele nos quis, nos elegeu, nos escolheu segundo a sua presciência! Antes de tudo, antes do nascimento, fomos criados para Ele. Criados para uma ação definida, específica, e escolhidos pessoalmente. “Pois foi Deus quem nos fez, criando-nos no Cristo Jesus, em vista das boas obras que preparou de antemão, para que nós a pratiquemos” (Ef 2, 10).

É santificados pelo poder do Espírito Santo que nos tornamos verdadeiros discípulos de Jesus, capazes de realizar as obras de Deus. Ele quem nos salvou pela aspersão de seu sangue precioso, para nossa salvação. É assim que o Papa nos saúda e abençoa!

Leia o trecho em 1 Pd 1, 1-2.

Na Bíblia CNBB; página 1495.

Título: Saudação.

Princípios Eternos

1 Pd 1, 1-2

“Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos que vivem como migrantes dispersos no mundo – no Ponto, na Galácia, na Capadócia, na província da Ásia e na Bitínia, eleitos conforme a presciência de Deus e pela Santificação do Espírito, para obedecerem a Jesus Cristo e serem aspergidos com o seu sangue: a vós, graça e paz em abundância.”

*Anote em seu diário qual é a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Sou eleito de Deus, migrante neste mundo.

Como posso pôr isso em prática?

Agir confirme a vocação a qual fui chamado.