1ª Carta a Timóteo > Leitura #275

O bom combate da fé

O bom combate da fé requer decisão, entrega confiante e perseverança à toda prova, para chegar à meta, que está em Jesus Cristo Nosso Senhor.

#275O bom combate da fé

Crédito: LeoPatrizi by GettyImages

“Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna, para a qual foste chamado […]”

Esse trecho da carta começa justamente com Paulo orientando a Timóteo que fuja da ganância de uma fé baseada no lucro e no interesse, pois é esse o contexto da ‘conversa’, no final das direções sobre a conduta e testemunho dos ministros ordenados: os Bispos e Presbíteros. Acima de tudo, justiça, piedade, caridade, constância e mansidão são características que precisam estar presentes na vida de Timóteo. Paulo confia muito em seu discípulo, mas sabendo dos perigos que existem, ele se adianta em alerta-lo para que permaneça fiel no dia da tribulação.

Há uma unção sobre Timóteo, e Paulo apela a esta lembrança para fortalecer a fé e perseverança no chamado de Deus. Ele que se manifestará em breve!

Leia o trecho em I Tm 6, 11-16.

Na Bíblia CNBB, página 1465.
Título: Exortação a Timóteo.

Promessas

I Tm 6, 15

“Esta manifestação de realizará, a seu tempo, pelo bem-aventurado e único soberano, o Rei dos Reis, o Senhor dos Senhores, o único que possui a imortalidade, que habita numa luz inacessível, que ninguém viu nem pode ver.”

Ordens

I Tm 6,11-14

“Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas, procura antes a justiça, a piedade, a fé, a caridade, a constâ, a mansidão. Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna, para a qual foste chamado quando fizeste a tua bela profissão de fé diante de muitas testemunhas.

Diante de Deus que dá a vida a todos os viventes, e dos Cristo Jesus que, perante Pilatos, deu seu testemunho fazendo sua bela profissão, eu te ordeno: observa o mandamento com todo cuidado, irrepreensivelmente até a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo.”

Princípio eterno

I Tm 6, 16b

“A Ele honra e poder eterno. Amém.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Combate o bom combate da fé. Conquista a vida eterna!

Como posso pôr isso em prática?

Buscando a fidelidade a Deus na oração e nos sacramentos.