2ª Carta aos Coríntios > Leitura #761

A carta de Deus escrita em seu coração

A carta de Deus foi escrita em seu coração, não em pedras como nas tábuas da lei, mas nas tábuas de carne, ou seja, no coração do homem.

#761 A carta de Deus escrita em seu coração

Créditos: Dennis Swanson – Studio 101 West Photography by GettyImages

“Todo mundo sabe que sois uma carta de Cristo, redigida por nosso intermédio, escrita não com tinta, mas com o Espírito de Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, os corações.”

Percebemos que Paulo, mais uma vez, chama os coríntios a acordarem para a realidade em que estão inseridos. Eles não são uma coisa qualquer, mas uma carta de Cristo. Um cartão de visitas! Quem os vê sabe que são cristãos, porque isso está estampado neles e gravado em seus corações, tal foi a obra realizada por Deus entre os coríntios.

No entanto, Paulo não deseja que seus leitores pensem que ele quer recomendar-se como muitos outros fazem a fim de obterem o respeito e a admiração remunerada da comunidade. Mas se faz entender, pois, na verdade, foi por intermédio de Paulo e seus companheiros de missão que os Coríntios receberam a fé e, portanto, tiveram seus corações escritos por Deus em seu amor.

Lembrar disso é indispensável na nossa caminhada. Fazer memória de quem nos apresentou Jesus Cristo, de quem promoveu para que tivéssemos o nosso encontro pessoal com ele é sinal de gratidão e humildade. É a partir disso que posso reconhecer a graça que me foi concedida e ser-lhe grato por isso.

A força da carta de Cristo

Somos carta de Cristo. Sim, uma carta escrita pelo Espírito Santo e gravada para sempre em nossos corações. Para apagar o que foi escrito é necessário ser Deus, pois está inacessível a qualquer outro. Por isso, nem a morte poderá nos separar do amor de Cristo. (Rm 8, 38-39).

Sou chamado a permanecer com o coração aberto para que Deus continue escrevendo até o fim a sua carta em minha vida, até completar todas as palavras. O teor da carta eu já conheço: é o amor! Ele me ama! Mas desejo ler, pois em cada capítulo dessa história de amor com Deus, Ele me reserva surpresas que eu não conhecia e que vão construindo em mim um novo homem, cada vez mais próximo dele.

Leia o trecho em II Cor 3,1-3

Na Bíblia CNBB, página 1419

Título: Os fiéis, carta de recomendação

Não há promessas ordens ou princípios eternos para anotar

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Eu sou carta de Cristo assim, as pessoas precisam ler em minha vida a vida de quem pertence a Deus.

Como posso pôr isso em prática?

Sou chamado a permanecer com o coração aberto para que Deus continue escrevendo até o fim a sua carta em minha vida, até completar todas as palavras.