2ª Carta aos Coríntios > Leitura #757

A palavra de Deus é inabalável!

A palavra de Deus é inabalável! Sim, inabalável e constante! O Evangelho revela quem Deus é e como seu reino funciona. Ele é eterno, e começa aqui.

#757 A palavra de Deus é inabalável!Créditos: Javier_Art_Photography by GettyImages

“Pois o Filho de Deus, proclamado entre vós por mim, Silvano e Timóteo, nunca foi ‘sim e não’, mas somente sim. Ao contrário, é nele que todas as promessas de Deus tem seu ‘sim’ garantido.”

Se há uma palavra na qual podemos colocar a nossa confiança é na palavra de Deus. Ela é inabalável. Quando Paulo escreve aos coríntios sobre as mudanças na viagem, aproveita para formar mais uma vez a consciência volátil de seu rebanho para mostrar que a mudança de planos não foi baseada em interesses humanos ou numa fraqueza de caráter por parte do apóstolo e seus companheiros. Antes, foi uma oportunidade de realizar ainda melhor o projeto de evangelização que permanece o mesmo, assim como o Evangelho que eles anunciaram.

Para o inconstante, tudo é duvidoso… As frases clássicas do inconstante são: Será que é isso mesmo? Tenho minhas dúvidas. Mas ninguém faria isso, não é mesmo? Seria muito bom se fosse verdade. Eu só acredito se eu vir. Não sei se vou, se eu não vou. Vamos esperar para ver, não é?

Por causa da sua espiritualidade fraca e vivência ainda carnal de muitas realidades, os coríntios eram ainda uma comunidade imatura na fé, e por isso inconstante.

Mas se nos apegarmos a Cristo, seremos inabaláveis (Mt 7,24-27) e daremos muitos frutos (Jo 15,1-17). Próximos a Cristo, alcançaremos a maturidade e conheceremos a verdade (Jo 8,31-32).

Busquemos com humildade e empenho o conhecimento do Senhor e seremos verdadeiros discípulos de Jesus.

Algumas práticas que podem ajudar: Missa diária, diário espiritual, oração do rosário, jejum semanal, confissão mensal.

Sem deixar de rezar clamando o Espírito Santo, ele nos foi dado como garantia de que a sua palavra é fiel. Se você ora em línguas, retome o dom com força e empenho, você sabe o poder de cura interior que esta oração tem (I Cor 14, 2.4.14-15).

É possível e fazem muito bem para a nossa vida espiritual.

Leia o trecho em II Cor 1,12-22

Na Bíblia CNBB, página 1418
Título: Adiantamento da visita

Princípios eternos

II Cor 1,18-22

Pela fidelidade de Deus, eu vos asseguro: a nossa palavra junto de vós não é sim e não. Pois o Filho de Deus, proclamado entre vós por mim, Silvano e Timóteo, nunca foi ‘‘sim e não’’, mas somente sim. Ao contrário, é nele que todas as promessas de Deus tem seu ‘‘sim’’ garantido. Por isso, também, é por ele que dizemos ‘‘amém’’ a Deus, para sua glória. É Deus que nos confirma, a nós e a vós, em nossa adesão a Cristo, como também é Deus que nos ungiu. Foi ele que imprimiu em nós a sua marca e nos deu como garantia o Espírito derramado em nossos corações.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Crer na palavra do Senhor é crer no próprio Deus, porque através dela ele se revela. Mas para crer em sua Palavra preciso de uma experiência pessoal com ele a fim de que todo o meu ser seja alcançado e minha fé tenha um alicerce e raízes profundas.

Como posso pôr isso em prática?

Renovando hoje e amanhã o meu propósito de conhecer cada vez mais profundamente a Deus. Seja pelas práticas de piedade, seja pela intimidade na oração, seja pelos ensinamentos da igreja.