Eu também posso ser indulgente? Sim! A indulgência salvou, salva e salvará multas almas. Algumas pessoas precisam da sua indulgência para se reerguerem na fé.
“Agora, pelo contrário, é melhor que vos mostreis indulgentes com ele e o animeis, para que não venha a consumir-se de tristeza. Por isso eu vos exorto a dardes prova de fraterno amor para com ele.”
Alguém errou muito com a comunidade e com Paulo. O apóstolo, no entanto, não se deixou atingir pela afronta, e logo superou e perdoou o fato. Mas para os coríntios a coisa não foi assim tão simples. Muita gente ficou magoada, e a própria comunidade deixou o ofensor de lado por causa disso, mas para alguns isso não bastava. Paulo, no entanto, alerta para que cessem de punir o irmão de comunidade e sejam indulgentes. É mais que perdão. Perdão é uma obrigação, não uma opção. Mas a indulgência reintegra o agressor na comunidade.
Ciclo da indulgência
Se eu derrubo farinha de trigo no tapete, causo uma sujeira (pecado), mas a minha esposa me perdoa e não fica mais chateada comigo (perdão), porém, o tapete permanece sujo. Quando ela limpa o tapete, deixando-o como se nada tivesse acontecido (indulgência), desaparecem as consequências do meu ato. É como se nada tivesse acontecido. Apesar de sabermos que eu derrubei a farinha no tapete, se não lembrássemos o fato, ninguém saberia.
Assim, a mulher pode ser indulgente com o marido que a traiu e vice-versa. O amigo com o outro amigo, o pai com o filho, a mãe com a filha… Perdoar já é bonito, ser indulgente é ainda mais. Todos nós podemos ser indulgentes.
Quando alcançamos uma indulgência plenária na Igreja, estamos nos tornando puros e santos como no dia do nosso batismo. Toda sujeira que fizemos fica limpa. A nossa roupa branca do Batismo que sujamos com o pecado agora está limpa pela indulgência de Deus.
Aquele irmão perdoado pela comunidade dos Coríntios, certamente ele pôde experimentar a graça de ser reintegrado à comunidade graças à atitude indulgente de seus irmãos.
Saiba mais sobre as indulgências
Leia o trecho em II Cor 2,5-11.
Na Bíblia CNBB; página 1419.
Título: Perdão ao ofensor.
Ordens
II Cor 2,7-8
“Agora, pelo contrário, é melhor que vos mostreis indulgentes com ele e o animeis, para que não venha a consumir-se de tristeza. Por isso eu vos exorto a dardes prova de fraterno amor para com ele.”
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Eu também posso ser indulgente. A indulgência reintegra na comunidade.
Como posso pôr isso em prática?
Exercitando dentro de casa, a começar da minha família.