2ª Carta aos Coríntios > Leitura #767

Para quem está em Cristo, tudo é novo

Para quem está em Cristo, tudo é novo. Novo pensar, novo falar, novo sentir, novo agir, novo reagir… Ser nova criatura, pelo poder de Deus, é para todos.

Para quem está em Cristo, tudo é novo

Créditos: Mathisa_s / GettyImagens

“Assim, doravante não conhecemos ninguém à maneira humana. E, se outrora conhecemos Cristo à maneira humana, agora já não o conhecemos assim. Portanto, se alguém está em Cristo, é criatura nova. O que era antigo passou, agora tudo é novo.”

O ministério da reconciliação com Deus foi confiado à Igreja. Na pessoa de Paulo e de seus companheiros, assim como dos outros apóstolos, este ministério se encarna e chega aos irmãos na fé como “sacramento”, ação de Deus direta, pois os encarregou de serem seus embaixadores. É o amor de Cristo que os impele a suportar tudo, por causa desta incumbência.

A grande diferença na manifestação deste ministério é a maneira com que nos relacionamos com as coisas e as pessoas. O “novo” de Deus é a evidência de que Ele está agindo. A transformação que acontece no coração das pessoas e não apenas no exterior é a prova de que Cristo habita neste coração e não apenas nas palavras.

Uma criatura nova é aquela que viveu a experiência da reconciliação com Deus e, por Ele, foi renovada, perdoada, justificada.

Assim, esta mesma pessoa, agora renovada, já não enxerga mais as realidades do mundo da mesma forma. Nem as coisas nem as pessoas, nem as suas ações, porque o seu olhar está purificado pela ação de Deus em seu coração. Quando olhamos para um pecado ou pecador, já não o julgamos como outrora, mas o olhamos com misericórdia, pois também nós estávamos na mesma condição e fomos resgatados.

Leia o trecho em II Cor 5,11- 21

Na Bíblia CNBB; página 1421.

Título: O ministério da reconciliação.

Ordens

II Cor 5,20b

Em nome de Cristo, vos suplicamos, reconciliai-vos com Deus.”

Princípios Eternos

II Cor 5,14-20a.21

O amor de Cristo nos impele, considerando que um só morreu por todos e, portanto todos morreram. De fato, Cristo morreu por todos, para que os que vivem, já não vivam para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Assim, doravante não conhecemos ninguém à maneira humana. E, se outrora conhecemos Cristo à maneira humana, agora já não o conhecemos assim. Portanto, se alguém está em Cristo, é criatura nova. O que era antigo passou, agora tudo é novo.

Ora, tudo vem de Deus, que por Cristo nos reconciliou consigo e nos confiou o ministério da reconciliação. Sim, foi o próprio Deus que, em Cristo, reconciliou o mundo consigo, não levando em conta os delitos da humanidade, e foi ele quem pôs em nós a palavra da reconciliação. Somos, pois, embaixadores de Cristo; é como de Deus mesmo fizesse seu apelo através de nós.”

Aquele que não cometeu pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Assim, doravante não conhecemos ninguém à maneira humana. E se outrora conhecemos Cristo à maneira humana, agora já não O conhecemos assim. Portanto, se alguém está em Cristo, é criatura nova. O que era antigo passou, agora, tudo é novo.

Como posso pôr isso em prática?

Em nome de Cristo, vos suplicamos, reconciliai-vos com Deus.”

Confissão!