2ª Carta aos Coríntios > Leitura #756

Quem é o Deus de toda consolação?

Quem é o Deus de toda consolação? É o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é o Senhor da vida que ressuscita os mortos e nos consola em qualquer situação.

#756Quem é o Deus de toda consolação?

Créditos: PeopleImages by GettyImages

“Experimentamos, em nós mesmos, a angústia de estarmos condenados à morte. Assim, aprendemos a não confiar em nós mesmos, mas a confiar somente em Deus que ressuscita os mortos.”

De fato, Deus nos consola em qualquer situação sobretudo na mais terrível delas: a morte. Quando nos deparamos com a morte perto de nós, em nossa família com amigos e parentes ou se presenciamos alguma situação próxima a nós, somos expostos a nossas próprias limitações e fraquezas porque diante da morte somos impotentes.

Nem com o avanço das tecnologias e da ciência em geral fomos capazes de suprimir a morte e principalmente a dor que ela causa. Somos capazes, sim, de superar a perda e a dor, mas compreender e explicar sempre é algo que termina em frustração. Mas o Cristão autêntico crê firmemente num Deus que venceu a morte e por isso, é capaz de nos dar uma consolação que não tem reticências, mas ponto final: o céu!

Comamos e bebamos, pois amanhã morreremos

Graças a Jesus Cristo nosso Senhor, que morreu e ressuscitou dos mortos, nos libertando do pecado e vencendo a morte, a consolação de Deus não é uma sugestão psicológica, nem autoajuda, mas real, fundamentada na ressurreição de Cristo. Se foi por motivos humanos que, em Éfeso, lutei contra feras, o que teria ganho com isso? Se os mortos não ressuscitam, comamos e bebamos pois amanhã morreremos.” (1Cor 15, 32).

Paulo se refere aqui, neste trecho, ao problema vivido em Éfeso contra o ourives Demétrio e os dissidentes da deusa Diana. E partilha aqui na segunda carta aos coríntios, é para que eles saibam que sofrimentos o apostolado enfrenta e que Deus é digno de confiança consolando no sofrimento e livrando dos perigos seus amados.

Em nossa vida também essa consolação de Deus é real. Ela chega em nosso coração pela oração, através de pessoas nos trazendo alguma palavra, um testemunho, através de uma música ou uma pregação da Palavra, mostrando que Deus sempre está pronto para nos consolar.

A fé, a janela da alma e a porta para esperança

A gente percebe quem tem o consolo de Deus mesmo na dor no momento de um velório. Aqueles que tem fé tem também serenidade, os que não creem, desespero. Os que tem fé, ainda que abatidos pela dor, cansaço, fragilidades, saudades, tristeza e angústia, jamais perdem a esperança. “Jamais desfalecerão os que esperam em Deus.”

As pessoas de fé que passam por momentos como esses, e outros igualmente difíceis e dolorosos, consoladas por Deus, são capazes de testemunhar sua experiência consolando também a outros em igual situação ou mesmo em situações aparentemente mais simples. É Justamente o testemunho que Paulo e seus companheiros tem para dar.

A oração de intercessão

Não sei que sofrimento você está vivendo, mas sei quem pode consolar você: o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação. Reze agora se entregando a ele, entregando a sua situação, o seu sofrimento, a sua angústia. Ele te consolará!

A oração de intercessão tem um papel fundamental nisso. Quando oramos e céu se move em favor dos que estão sofrendo perseguição, dor, fome, penúria… A oração da Igreja, a minha e a sua, é fundamental para a ação de Deus em favor dos santos.

Leia o trecho em II Cor 1, 1-11

Na Bíblia CNBB página 1417-1418
Título: Saudação. Ação de graças depois da aflição.

Promesas

II Cor 1, 10-11

Ele nos livrou e continuará a livrar-nos de um tão grande perigo de morte. Nele, temos firme esperança de que, nos livrará ainda, em outras ocasiões, com a ajuda de vossas preces em nossa intenção. Assim, a graça que alcançarmos pela intercessão de tantas pessoas será, para essas pessoas, motivo de ação de graças a nosso respeito.”

Princípios eternos

II Cor 1, 3-7

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação. Ele nos consola em todas as nossas aflições, para que, com a consolação que nós mesmos recebemos de Deus, possamos consolar os que se acham em toda e qualquer aflição. Pois à medida que os sofrimentos de Cristo crescem para nós, cresce também a nossa consolação por Cristo. Se passamos por aflições é para vossa consolação e salvação; se nós somos consolados, é para vossa consolação. E essa consolação sustenta vossa constância em meio aos mesmo sofrimentos que nós também padecemos. E a nossa esperança a vosso respeito é firme, pois sabemos que assim como participais dos nossos sofrimentos, participais também da nossa consolação.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação. Ele nos consola em todas as nossas aflições, para que, com a consolação que nós mesmos recebemos de Deus, possamos consolar os que se acham em toda e qualquer aflição.”

Como posso pôr isso em prática?

Para entrar no consolo de Deus preciso me confiar, me abandonar Nele, confiantemente. Hoje, começarei rezando pelo terço do abandono e assim seguindo.