2ª Carta de São Pedro > Leitura #838

Ignorantes voluntários

Ser, tornar-se ou manter-se como ignorantes voluntários da fé é um grande risco. Apesar do acesso à verdade, a decisão pela indiferença permanece.

#838Ignorantes voluntários

Créditos: Atlas Studio de GettyImages

“Eles dizem: Onde ficou a promessa da sua vinda? Desde a morte dos nossos pais, tudo permanece como no princípio da Criação.”

Para os ignorantes voluntários, quando se trata das verdades de fé rejeitadas, a frase é bem essa: “Desde que o mundo é mundo, é assim”. E, de fato, muitas coisas permanecem desde que o mundo é mundo. Mas, na plenitude dos tempos, a realidade da humanidade foi alterada pela presença do Messias, o Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Há quem não creia, quem duvide e zombe dos cristãos, principalmente quando se fala da Intervenção definitiva de Deus na história da humanidade.

Pedro, no entanto, está alertando aos céticos e zombadores de que a própria realidade natural pode revelar-lhes a verdade quanto à veracidade de Deus, que, pela ciência, se pode conhecer Deus, mas que o caminho mais rápido poderia ser trilhado se estes quisessem, que é a revelação.

Por isso Pedro os chama de ignorantes voluntários, porque “voluntariamente desconhecem” o poder da Palavra de Deus, que fez todas as coisas desde que o mundo é mundo, e que agora habita a pregação da Igreja que convida os homens à conversão.

Esta palavra me faz lembrar um trecho do Evangelho de São Lucas que diz:

“Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem a chuva. E assim acontece. Quando sentis soprar o vento sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. Hipócritas! Sabeis avaliar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis avaliar o tempo presente? Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?” (Lc 12, 54-57)

Para nós, cabe obedecer a ordem que vem dos apóstolos: “Lembrai-vos das palavras preditas pelos santos profetas, bem como do preceito do Senhor e salvador, a vós transmitido pelos apóstolos.”

Leia o trecho em 2 Pd 3,1-7

Na Bíblia CNBB, página 1502-1503
Título: A promessa da Vinda do Senhor

Promessa
2Pd 3, 3-7
“Antes de mais nada, deveis saber que, nos últimos dias aparecerão zombadores esbanjando zombarias e levando a vida ao sabor de suas paixões. Eles dizem: Onde ficou a promessa da sua vinda? Desde a morte dos nossos pais tudo permanece como no princípio da Criação! Voluntariamente desconhecem que desde antigamente existia o céu e que a palavra de Deus fez surgir da água a terra, sustentada pela água; e que pelos mesmos elementos, o mundo de então apareceu, afogado pelas águas. Pela mesma palavra, o céu e a terra de hoje estão sendo reservados para o fogo, guardados para o dia do juízo e da perdição dos ímpios.”

Ordem
2 Pd 3, 2
“Lembrai-vos das palavras preditas pelos santos profetas, bem como do preceito do Senhor e salvador, a vós transmitido pelos apóstolos.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
O Senhor virá, e assim como o tempo e a criação, revelam a manifestação de Deus. Eu preciso estar atento e me preparar para sua chegada.

Como posso pôr isso em prática?
Na busca da santidade diária. Atenção aos mandamentos de Deus e à prática da caridade ainda que em pequenos gestos. O anúncio do Evangelho em meus lábios para os de perto e os de longe.