2ª Carta de São Pedro > Leitura #837

Insaciáveis no pecar

Pedro chama de insaciáveis no pecar aqueles homens e mulheres que, depois de conhecer a Deus, voltaram a uma situação ainda pior no pecado.

Insaciáveis no pecar

Créditos: triocean / GettyImagens

“Neles se verifica o que com verdade diz o provérbio: O cão volta a seu vômito e a porca lavada tornou a revolver-se na lama.”

O vazio é o grande motivo para que essas pessoas sejam insaciáveis no pecar. Não há como preencher tal vazio sem Deus, levando em consideração que o efeito de prazer da maioria dos pecados é curto, a  não saciedade se comprova pela busca desenfreada e pela repetição desmedida.

São Pedro continua seu discurso contra os falsos mestres e revela algo terrível sobre a sua origem: eles abandonaram a fé. Não só. Pedro ainda os compara ou simplesmente os reconhece como pessoas que ficaram ainda piores do que eram antes de conhecer Deus, pois agora, infelizmente, eles blasfemam sem qualquer peso de consciência contra Deus numa atitude de total inconsequência.

As palavras do Papa são duras, pesadas! Talvez, seja um dos discursos mais firmes da Bíblia contra um grupo de pessoas, depois daqueles de Jesus contra os escribas e fariseus no famoso “ai de vós”. Essa exortação deve servir de alerta para nós, pois o Papa adverte que essa atitude inconsequente não ficará sem consequências.

“Essa gente são fontes sem água, nuvens impelidas pelo furacão. Espera-os a escuridão das trevas.”

Os insaciáveis no pecar carregam atrás de si uma lista de pecados e atitudes ímpias que os tornam transgressores da pior qualidade. Há salvação para isso? Enquanto houver tempo para arrependimento e conversão, haverá tempo para salvação. Mas, será que eles querem?

Leia o trecho em 2 Pd 2, 10b-22

Na bíblia CNBB; página 1502-1503;
Título: Os falsos mestres;

Promessas de Deus

2 Pd 2, 12-13a.17
“Como animais irracionais, por natureza destinados à captura e à ruína, estas pessoas, que blasfemam contra o que não conhecem, vão apodrecer na própria corrupção. A contragosto receberão a paga da sua iniquidade.”

“Essa gente são fontes sem água, nuvens impelidas pelo furacão. Espera-os a escuridão das trevas.”

Princípios eternos

2 Pd 2, 10b-11.13b-14.17-22

“Atrevidos e presunçosos, não receiam em blasfemar contra os seres gloriosos, enquanto os anjos, superiores em força e poder, não proferem contra eles sentença injuriosa perante o Senhor.”

“Fazem do excesso o seu prazer em pleno dia. São nódoas e imundícies, entregando-se a seus prazeres, quando se banqueteiam conosco. Estão sempre espreitando algum adultério, são insaciáveis no pecar. Seduzem aqueles que são inconstantes e têm o coração exercitado na avareza. São destinados à maldição.”

“Essa gente são fontes sem água, nuvens impelidas pelo furacão. Espera-os a escuridão das trevas. Vociferando discursos pomposos e vazios