Evangelho de São Lucas > Leitura #328

Uma geração indiferente e inconsequente

Vivemos numa geração indiferente e inconsequente. Acreditar está se tornando luxo para poucos e objeto de perseguição mundial.

#328Uma geração indiferente e inconsequente

Crédito: Moyo Studio by GettyImages

“Com quem então vou comparar as pessoas desta geração?”

João Batista não era qualquer homem. Prova disse é a sua missão profética exclusiva de anunciar o Messias. Jesus declara a respeito dele que ele é o maior dos homens nascidos de mulher, mas que, no reino dos céus, o menor é maior que João Batista.

Assim compreendemos um pouquinho sobre a grandeza do Reino dos céus e a nossa pequenez diante deste grande amor que nos envolve. Deus quis nos introduzir neste reino como seus filhos, mesmo sem merecermos. Ele veio justamente porque não merecemos!

Mas tem quem não aceite essa graça apesar de todo esse amor que Deus derrama sobre nós. Há pessoas nesta geração que agem assim. O que esperar a partir desta atitude? Que destino aguardam aqueles que assim agem e permanecem indiferentes a Deus?

A inconsequência dos que ouviram o Evangelho e, depois de compreender sua mensagem, preferiram o mundo a abraçar a fé; isso pode custar caro demais se não houver tempo de conversão.

Sabemos que a misericórdia de Deus é grande, mas não pode agir na vida de quem não a deseja. Uma pena para quem o rejeita, pois não restará nada.

Leia o trecho em Lc 7,24-35

Na Bíblia CNBB, página 1279-1280
Título: João, Jesus e a presente geração

Princípios eternos

Lc 7,26-28.31.35

“Que fostes ver então? Um profeta? Si, eu vos digo, e mais que um profeta. Este é de quem está escrito: Eu envio meu mensageiro a tua frente, para preparar o teu caminho diante de ti.

Eu vos digo: entre todos os nascidos de mulher não há ninguém maior do que João. No entanto, o menor no reino de Deus é maior do que ele.”

“Com quem então vou comparar as pessoas desta geração? Com quem são parecidas? São parecidas com crianças sentadas nas praças, que gritam umas para as outras: Tocamos flauta para vós e não dançastes! Entoamos cantos de luto e não chorastes! Veio João Batista que não come nem bebe vinho, e dizeis: Tem um demônio!

Veio o Filho do homem que come e bebe e dizeis: é um comilão e beberrão, amigo de publicanos e de pecadores! Ora, a sabedoria é reconhecida graças a todos os seus filhos.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Não posso ficar indiferente ao apelo amoroso de Deus. Aderir a ele é a minha salvação.

Como posso pôr isso em prática?

Atendendo ao chamado de Deus na vida de oração, nas práticas de piedade e de caridade, na busca pela santidade.