Os falsos profetas de hoje são como os de antigamente, só mudaram de nome e continuam com as mesmas mentiras, blasfêmias e ganância.
“Como entre o povo antigo houve falsos profetas, também entre vós haverá falsos mestres, os quais introduziram sorrateiramente facções perniciosas…”
O que vemos hoje confirma o que o Papa Pedro disse em sua carta. Os falsos profetas estão em toda parte. Mas é bem verdade que se nós tivermos conhecimento verdadeiro de Jesus Cristo, não seremos enganados e os desmascararemos, pois as ovelhas conhecem a voz do pastor. As características dos falsos mestres são claras e, dentre elas, a mais evidente é a falta de comunhão com a Igreja. O falso profeta divide, cria facções, renega o Soberano. Além disso, a sua característica também é a falsidade, apoiada na mentira e na blasfêmia. Dessa forma, não há como um falso profeta sustentar-se na Igreja, pois não haverá comunhão com a verdade, a humildade, a tradição apostólica.
A atenção às palavras da Igreja e a fé de sempre nos protegerão desses impostores bons de conversa, mas sem alicerce em seus ensinamentos.
Leia o trecho em 2 Pd 2,1-10a
Na Bíblia CNBB; página 1501-1502;
Título: Falsos mestres
Promessas de Deus
2 Pd 2, 1-3a
“Como entre o povo antigo houve falsos profetas, também entre vós haverá falsos mestres, os quais introduziram sorrateiramente facções perniciosas, chegando até a renegar o Soberano que os resgatou. Eles atrairão sobre si repentina perdição. Muitos hão de segui-los em suas dissoluções, e por causa deles o caminho da verdade será blasfemado. Por ganância, vós explorarão com palavras mentirosas.”
Princípio eterno
2 Pd 2, 3b
“Há muito tempo, porém, o julgamento deles já está em curso, e a sua perdição não está adormecida.”
2 Pd 2, 9-10
“É que o Senhor sabe livrar os homens piedosos da provação e separar os malvados, para castigá-los no dia do juízo, especialmente os que, levados por suas paixões impuras, seguem as vias da carne e desprezam o senhorio.”
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Cuidado com as facções e divisões cheias de intenções questionadoras, pois elas trazem a semente dos falsos profetas que divide a Igreja e trabalha para o inimigo de Deus.
Como posso pôr isso em prática?
Permanecer na fé de sempre da Igreja. Não há o que inventar e, se houver dúvidas, a resposta não virá com as facções, mas com a verdade que está no ensinamento apostólico.