1ª Carta a Timóteo > Leitura #258

Permanecer na fé da Igreja de sempre!

Permanecer na fé da Igreja de sempre nos garante no cristianismo autêntico. Os apóstolos, desde o início, incutiram nos cristãos esse ensinamento.

#258 Permanecer na fé da igreja de sempre!

Crédito: AnnaNahabed by GettyImages

“Essa recomendação visava promover o amor que nasce de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera.”

Mas, como diz a carta, alguns se desviaram desta instrução que Timóteo foi encarregado de transmitir e por isso se entregaram ao palavreado sem sentido. Literalmente inútil! Paulo fala daqueles que querem ser mestres, que se acham capazes demais, mas não permanecem na verdade da fé anunciada. Abrem os ouvidos e o coração para as fábulas e emendas na doutrina que só confundem a si mesmos e aos que os ouvem. Cuidado!

Desde o princípio da Igreja, a grande preocupação dos apóstolos foi transmitir a fé sem alterações, e essa luta permanece até os dias de hoje, assim como aconteceu nos séculos que nos precederam através dos combates às heresias e das realizações dos concílios.

Hoje, vivemos tempos difíceis, onde cristãos lutam com a Palavra de Deus contra outros cristãos, julgando ter mais razão e conhecimento do que o outro, a fim de convencê-lo a ser Igreja sem ser de Igreja, a ler a Bíblia e buscar nela a verdade, sem a Igreja para ensinar e corrigir o caminho de sua interpretação e suas decisões, a ser cristão sem amar o corpo do seu Senhor, que é a Igreja.

Os mais esclarecidos e estudiosos, os mais orantes e piedosos descobrem, mais cedo ou mais tarde, que não há Bíblia sem Igreja, que não há Igreja sem tradição apostólica e que não há verdadeiros membros do corpo de Cristo se odiando e ferindo em nome da cabeça.

Os que se julgam doutores e juízes da fé passarão a vida inteira discutindo. E depois, o que dirão a Jesus?

Livrai-nos, Senhor, de nos levantarmos uns contra os outros num contratestemunho escandaloso para os filhos de Deus.

Leia o trecho em I Tm 1,1-7

Na Bíblia CNBB, página 1461

Título: Saudação e Falsos mestres

Ordem

I Tm 1,3-4

“Ao partir para a Macedônia, eu te pedi que ficasses em Éfeso, para recomendares a alguns que não ensinassem doutrinas diferentes nem dessem atenção a fábulas e genealogias intermináveis. Essas coisas provocam antes grandes discussões do que contribuem para a realização, na fé, do plano salvífico de Deus.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Permanecer fiel à sã doutrina é a segurança de permanecer no caminho correto, permanecer católico.

Como posso pôr isso em prática?

Primeiro, conhecer a fé. Depois, amá-la para permanecer-lhe fiel.