Não vos deixeis levar pelo engano, antes, procurai crescer na graça de Deus e no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.
São Pedro vai terminando sua carta apelando para nossa consciência, a fim de que a nossa firmeza na fé não seja abalada.
Muitos se desviam do caminho porque dão ouvidos aos homens vacilantes, que deformam as escrituras e atraem para si a perdição.
Pedro fala das cartas de São Paulo, como das demais escrituras, indicando,assim, que a Igreja já considerava seus escritos como revelação. No entanto, não era assim tão fácil compreender seus ensinamentos segundo a fé. O Papa então alerta para que não sigamos homens que colocam dúvida nas escrituras e no magistério da Igreja, antes, “procurai crescer na graça”.
O Senhor deve nos encontrar vivendo na esperança, numa vida pura, sem mancha e em paz. Para isso, eu preciso permanecer firme na fé e não ouvir quem divide a Igreja. Para crescer na graça é preciso orar, pedir a Deus. E para orar é preciso ter fé. Mas, se minha fé ficar abalada pelas confusões de palavras, que esperança irá me animar?
Leia o trecho em 2Pd 3, 14-18
Na bíblia CNBB; página 1503.
Título: O testemunho das cartas de Paulo / Exortação final e doxologia.
Ordens
2Pd 3, 14-15.17-18
“Caríssimos, vivendo nesta esperança, esforçai-vos para que ele vos encontre numa vida pura, sem mancha e em paz. Considerai também como salvação a paciência de Nosso Senhor. Isso já vos escreveu nosso amado irmão Paulo, segundo a sabedoria que lhe foi dada.”
“Portanto, caríssimos, vós sabeis disso com antecedência. Precavei-vos, para não suceder que, levados pelo engodo desses ímpios, percais vossa própria firmeza. Antes, procurai crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, desde agora, até o dia da eternidade. Amém.”
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Eu devo me esforçar por uma vida pura, sem mancha e em paz. Fechar meus ouvidos a todo aquele que pretende dividir a Igreja, interpretando a seu modo a Sagrada Escritura.
Como posso pôr isso em prática?
Concentrar-me na busca da voz do Senhor pela Igreja e pelo estudo da sua Palavra.