2ª Carta aos Tessalonicenses > Leitura #256

Cuidado com a ociosidade!

Cuidado com a ociosidade! A igreja não é refugio de preguiçosos, é lugar de gente ativa! Ninguém tem o direito de se escorar nos outros por causa da fé.

“Quem não quer trabalhar, também não coma. “

É isso. Porque, se Paulo e seus colaboradores não exerceram o direito que tinham, como pais da comunidade, de receber o sustento e as gratificações em seu ministério, quanto mais os outros irmãos na fé… Alguns porém estavam mesmo vivendo como que encostados nos trabalhos de outros.

A malandragem de alguns preguiçosos pode pôr em risco não apena o trabalho proposto, mas sobretudo a convivência e a harmonia entre os irmãos de fé. Nesse ponto, precisamos nos ajudar uns aos outros para que não caiamos nessa tentação.

Por isso São Paulo exorta firmemente: “Com efeito, quando estávamos entre vós, demos esta regra: Quem não quer trabalhar, também não coma.”

Leia o trecho em II Ts 3, 6-15

Na Bíblia cnbb página 1458-1459

Título: Admoestação contra a ociosidade

Ordens

II Ts 3, 1-2.6-7.10. 12-15

“Quanto ao mais, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se espalhe rapidamente e seja glorificada com é entre vós. Orai também para que fiquemos livres das pessoas importunas e más, pois nem todos tem a fé.”

“Ordenamo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que eviteis todo irmão que leva uma vida desordenada e contrária à tradição que de nós recebestes. Sabeis muito bem como deveis imitar-nos, porque não vivemos entre vós de maneira desordenada.”

“Com efeito, quando estávamos entre vós, demos esta regra: Quem não quer trabalhar, também não coma.”

“A essas pessoas desordenadas ordenamos no Senhor Jesus Cristo que trabalhem tranquilamente e, assim, comam o seu próprio pão.

E vós mesmos, irmãos, não vos canseis de fazer o bem. Se alguém não obedecer ao que dizemos nesta carta, notai-o e, para sua confusão, rompei relações com ele. No entanto, não o considereis como um inimigo, mas adverti-o como a um irmão.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Perseverança!