3ª Carta de São João > Leitura #842

Quem faz o bem é de Deus

O ancião diz claramente que “Quem faz o bem é de Deus, quem faz o mal não viu a Deus.” Assim, reconhecemos os irmãos na fé, os verdadeiros irmãos.

Quem faz o bem é de Deus

Créditos: kitzcorner / GettyImagens

Caminhar na verdade é uma verdadeira e infalível forma de testemunho, pois a verdade precede o seu portador, e ela mesma dá testemunho a seu respeito.

Como na carta anterior, a verdade é o vínculo que une os verdadeiros irmãos.

Gaio é um desses homens de Deus, pois quem faz o bem é de Deus. O testemunho de vida de Gaio o precede e os irmãos na fé o manifestam publicamente. O ancião sabe de sua reputação graças a esse testemunho que é reforçado para que cresça.

Há também quem não faça o bem, e essa pessoa não é de fora da comunidade. O ancião menciona um irmão na fé, mas que, por alguma razão, não está na verdade. A sua atitude má se torna grande causa de divisão na Igreja e precisa ser corrigida.

Mas a nossa função é realizar o bem e permanecer na verdade! “Caríssimo, não limites o que é mau, mas, o que é bom. Quem faz o bem é de Deus, quem faz o mal não viu a Deus.”

Condenável então é a atitude de quem divide, e mostra que não conhece a Deus!

“Escrevi uma mensagem à igreja, mas Diótrefes, o que gosta de ser o primeiro entre eles, não nos acolhe. Por isso, quando for até vós, vou reprovar a sua atuação, as más palavras que espalha a nosso respeito. E, como se isso não bastasse, ele mesmo se recusa a receber os irmãos e ainda impede os que desejam fazê-lo, chegando a expulsá-los da Igreja.”

Parece mentira que algumas pessoas dentro da Igreja possam ter essa atitude, não é mesmo? Mas infelizmente é real. Que não seja eu, nem você a agir assim.

Leia o trecho em 3 Jo

Na Bíblia CNBB, página 1511
Título: 3ª carta de São João

Ordens 
3Jo 5-8.11

“Caríssimo, é muito leal o seu proceder, agindo assim para com teus irmãos, ainda que forasteiros. Diante da Igreja, eles deram testemunho de teu amor fraterno. Farás bem em provê-los para a viagem, de um modo digno de Deus. Pois foi por amor do Nome que eles empreenderam a viagem, sem aceitar nada da parte dos pagãos. A nós, portanto, cabe acolhê-los, para sermos cooperadores da verdade.”

“Caríssimo, não limites o que é mau, mas o que é bom. Quem faz o bem é de Deus, quem faz o mal não viu a Deus.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
“Quem faz o bem é de Deus, quem faz o mal não viu a Deus.”
Eu só tenho a opção de fazer o bem e não o mal.

Como posso pôr isso em prática?
Preciso acolher melhor meus irmãos na fé, mesmo os desconhecidos e forasteiros.