A primeira fera do apocalipse aparece vinda do mar. Na Bíblia, o mar é sempre o lugar de onde vem o mal, e o surgimento da fera sela essa mística.
Depois da derrota do dragão para Miguel e seus anjos para a Mulher, aparecem duas feras no mundo. Animadas pelo dragão, elas agem em seu nome para perverter os homens. A primeira delas é um poder político.
No entanto, sua configuração reflete não somente uma ameaça ou um poder político, mas a face de vários poderes numa só fera. É certo que esse poder será global, ou já é? Uma vez que ele governará o mundo com força tamanha que os habitantes da terra o adorarão! A primeira fera receberá grande poder, a ponto de combater e vencer os santos. “Aqui está a constância e a fidelidade dos santos”.
A primeira fera recebeu o poder de proferir blasfêmias e arrogância contra a Igreja, o céu e contra Deus. Para os eleitos, não será difícil identificar esse terrível inimigo da nossa salvação.
“Vi, então, uma fera que subia do mar. Tinha dez chifres e sete cabeças. Em cima dos chifres havia dez diademas e sobre as cabeças, um nome blasfemo”. “Uma das cabeças parecia mortalmente ferida, mas a ferida mortal foi curada.”
Algum poder ou ideologia, antes vencida, que voltará a agir no fim dos tempos.
Leia o trecho em Ap 13, 1-10.
Na Bíblia CNBB; página 1526.
Título: A primeira fera.
Promessas
Ap 13, 10a
“Se alguém está destinado à prisão, à prisão irá. Se alguém morrer pela espada, pela espada tem de morrer.”
Ordens
Ap 13, 9
“Se alguém tem ouvidos, ouça.”
Princípios eternos
Ap 13, 1-8.10b
“Vi, então, uma fera que subia do mar. Tinha dez chifres e sete cabeças. Em cima dos chifres havia dez diademas e sobre as cabeças, um nome blasfemo. A fera que vi parecia um pantera. Seus pés eram como de um urso, sua boca, como a boca de um leão. Então, o dragão entregou à Fera sua força e seu trono, juntamente com grande poder. Uma das cabeças parecia mortalmente ferida, mas a ferida mortal foi curada.
E toda a terra, maravilhada, seguiu a fera. Adoraram o dragão, porque tinha entregue poder à fera. E adoraram a fera, dizendo: Quem é igual a fera? Quem pode lutar contra ela?
A fera recebeu uma boca para proferir arrogância e blasfêmia. Recebeu também poder para agir durante quarenta e dois meses. Então, abriu a boca em blasfêmias contra Deus, blasfemando contra o seu nome e a sua Morada e contra os que moram no céu.
Foi-lhe permitido combater contra os santos e vencê-los, e recebeu o poder sobre toda tribo, povo, língua e nação. Então, adoraram a fera todos os habitantes da terra cujo nome não está escrito, desde a fundação do mundo, no livro da vida e do Cordeiro imolado.”
“Aqui está a constância e a fidelidade dos santos.”
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
“Aqui está a constância e a fidelidade dos santos.”
Como posso pôr isso em prática?
A vigilância diária com minha vida e intimidade com Deus.