Evangelho de São Lucas > Leitura #320

Amai os vossos inimigos

Uma das ordens mais difíceis de compreender e obedecer: amai os vossos inimigos. Um ensinamento que ninguém, a não ser Jesus, teria condições de trazer.

#320Amai os vossos inimigos

Crédito: dragana991 by GettyImages

“Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam.”

Jesus veio trazer um ensinamento nunca antes conhecido: “amai os inimigos”. E não ficou só nisso, Ele foi profundo, na raiz deste ensinamento, para que não restasse dúvida alguma quanto à nossa atitude diante do mal: a misericórdia.

Pois a atitude do misericordioso é diluída neste ensinamento numa palavra: generosidade. E esta generosidade é questionada quando não ultrapassa a atitude dos pecadores.

A generosidade do cristão deve ser sempre maior. Parece uma loucura o que Jesus nos ensina hoje, mas é justamente assim que seremos filhos do Pai do Céu porque Ele é assim: “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso.

Amai os vossos inimigos é de arrepiar! Mas, se vencermos as sensações e avançarmos na fé, Ele nos dará forças para viver o que deve se tornar a característica de todo cristão autêntico, a misericórdia, por amor a Deus.

Leia o trecho em Lc 6, 27-36

Na Bíblia CNBB; página 1278;
Título: O amor aos inimigos.

Promessas

Lc 6, 35b

“Então, a vossa recompensa será grande. Sereis filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso também para com os ingratos e maus.”

Ordens

Lc 6, 27-31.35a.36

“Ora, a vós que me escutais eu digo: amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam. Falai bem dos que falam mal de vós e orai por aqueles que vos caluniam. Se alguém te bater numa face, oferece também a outra. Se alguém tomar o teu manto, deixa levar também a túnica. Dá a quem te pedir e se alguém tirar do que é teu, não peças de volta. Assim como desejais que os outros vos tratem, tratai-os do mesmo modo.”

“Amai os vossos inimigos, fazei no bem e prestai ajuda sem esperar coisa alguma em troca.”

“Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso.”

Princípios Eternos

Lc 6, 32-34

“Se amais somente aqueles que vos amam, que generosidade é essa? Até os pecadores amam aqueles que os amam. E se fazeis o bem somente aos que fazem o bem, que generosidade é essa? Os pecadores também agem assim. E se prestais ajuda somente daqueles de quem esperais receber, que generosidade é essa? Até os pecadores prestam ajuda aos pecadores para receber o equivalente.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

É necessário ir além da generosidade dos pecadores e avançar para a generosidade cristã. Fazer o bem, nada esperar em troca, amar os inimigos, orar por eles, ser misericordioso.

Como posso pôr isso em prática?

Ajudar uma pessoa que não pode me retribuir. Estar atento às necessidades dos que estão ao meu redor.