Muitos cristãos estão morando sob o trono de satanás, isto é, em lugares onde reina o pecado. A desobediência a Deus é própria do reinado do diabo que se opõe ao reinado de Cristo, o obediente.
A carta a igreja de Pérgamo é uma verdadeira balança, pesando as atitudes dos seus habitantes e definindo o quanto valem. Não basta resistir conservando o nome de Cristão, dando testemunho num lugar hostil como sob o trono de Satanás, é preciso mais!
O que o Senhor revela é que o testemunho do nome de cristão precisa ser completo, não admitindo a contaminação do paganismo mesmo nas pequenas coisas. Essa contaminação é um caminho perigoso e já trilhado pelos antigos que seguiram os erros de Balac e Balaão. Assim também é preciso rechaçar a doutrina dos Nicolaítas, que eram os hereges da época, falsos cristãos que desencaminhavam as comunidades.
Então, vem o apelo urgente à conversão: “Converte-te, portanto. Senão, virei a ti depressa e lhes farei guerra com a espada que sai de minha boca. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às Igrejas”.
Mas, ao mesmo tempo, existe uma promessa para o vencedor, para aquele que vencer mesmo estando sob o trono de satanás: “Ao vencedor darei o maná escondido e lhe darei uma pedrinha branca, na qual estará escrito um nome novo, que ninguém conhece a não ser quem a recebe”.
E quem é este que promete essas coisas? “Assim fala o que tem a espada afiada de dois gumes”. A perseverança é a palavra-chave nesta luta em tempos difíceis!
Leia o trecho em Ap 2, 12-17.
Na Bíblia CNBB; página 1517-1518.
Título: Pérgamo
Promessas
Ap 2, 17b
“Ao vencedor darei o maná escondido e lhe darei uma pedrinha branca, na qual estará escrito um nome novo, que ninguém conhece a não ser quem a recebe.”
Ordens
Ap 2, 12a.16-17a
“Ao anjo que está na Igreja de Pérgamo, escreve:”
“Converte-te portanto. Senão, virei a ti depressa e lhes farei guerra com a espada que sai de minha boca. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às Igrejas.”
Princípio Eterno
Ap 2, 12b
“Assim fala o que tem a espada afiada, de dois gumes.”
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
A perseverança é a palavra-chave nesta luta em tempos difíceis!
Como posso colocar isso em prática?
Não posso descuidar da minha vida de oração pessoal, mas, acima de tudo, pedir a fortaleza para decisões difíceis, onde tenho que optar pelo testemunho da minha fé.