Atos dos Apóstolos > Leitura #517

Antes, perseguidor; agora, testemunha do Evangelho

Esse é o grande testemunho de Paulo diante dos grandes: antes, perseguidor; agora, testemunha do Evangelho. Fruto do encontro pessoal com Jesus.

#517 Antes, perseguidor; agora, testemunha do Evangelho

Créditos: Yuri_Arcurs by Getty Images

Eu também, antes acreditava ser meu dever combater com todas as forças o nome de Jesus, o Nazareno.”

Paulo tem nova oportunidade de testemunhar em sua defesa. E, como na vez anterior, ele testemunha sua conversão. Agora, acrescentando detalhes ao relato do caminho para Damasco. Segundo esse relato, Jesus, já na aparição, informa o “para que” de seu chamado.

No capítulo 9, no primeiro relato, Paulo não traz esses detalhes, essas coisas são reveladas a seu tempo no decorrer de seu ministério, mas o que importa é poder testemunhar, perante o rei, que Jesus é o Cristo.

Percebemos que a defesa de Paulo com relação aos judeus é bem clara e direta; e isso bastaria para apresentar diante das autoridades, mas a missão de Paulo é anunciar Jesus Cristo, por isso, ele relata sua conversão para que seus ouvintes de alguma forma sejam tocados por Deus.

Ele nos ensina a aproveitar as chances que temos, e teremos, para evangelizar, principalmente diante de pessoas influentes, como autoridades importantes e formadores de opinião. Testemunhar com a nossa vida Jesus Cristo.

Leia o trecho em At 26, 1-23.

Na Bíblia CNBB; página 1377.
Título: Autodefesa perante Agripa. 3º relato da conversão.

Promessas

At 26, 17-18

Eu te livrarei das mais deste povo e também dos pagãos aos quais te envio, para que lhes abras os olhos e para que se convertam das trevas para a luz, da autoridade de Satanás para Deus. Assim, eles receberão o perdão dos pecados e a participação da Herança com os santificados pela fé em mim.”

Ordens

At 26, 16

Mas agora, levanta-te e fica de pé, o motivo pelo qual te apareci é este: eu te estabeleci para que sejais meu servo e testemunha desta visão e de outras ainda nas quais te aparecerei.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Anunciar Jesus com o testemunho pessoal.

Como posso pôr isso em prática?

Sempre que for oportuno e para o crescimento do evangelho: contar o meu testemunho.