O Batismo no Espírito Santo é indispensável na caminhada cristã. Pode-se receber o Evangelho sem conhecer o Espírito Santo, mas essa falha precisa ser reparada.
“Tendo ouvido isso, todos foram batizados no nome do Senhor Jesus. Paulo impôs as mãos, e o Espírito Santo desceu sobre eles. Começaram então a falar em línguas e a profetizar.”
Eram, ao todo, doze homens que haviam recebido o Evangelho pregado por Apolo, que era eloquente nas escrituras, mas que também não havia recebido o Batismo no Espírito Santo.
Mas Paulo chega, e logo corrige essa falha, nos mostrando assim que, na nossa caminhada na fé, o Batismo no Espírito Santo é indispensável.
Veja, aqueles homens tinham recebido o Evangelho de Jesus Cristo e o batismo de João. Agora, Paulo os batizou em nome de Jesus, e depois impôs as mãos para pedir o batismo no Espírito Santo.
Assim, eles receberam a mesma unção de Pentecostes e a iniciação na fé ficou completa.
Leia o trecho em At 19,1-7
Na Bíblia CNBB, página 1368
Título: Paulo e os discípulos de João Batista em Éfeso
*Não há promessas, ordens ou princípios eternos para anotar.
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
A evangelização inicial precisa ter três coisas básicas: Anúncio do Evangelho Querigmático, Batismo em nome da Santíssima Trindade, Batismo no Espírito Santo.
Como posso pôr isso em prática?
Em geral, as pessoas já são batizadas quando crianças, mas muitas delas não receberam o anúncio do Evangelho e nem o Batismo no Espírito Santo. É a estes que sou chamado a evangelizar com mais empenho.