O encontro pessoal com Jesus mudou os rumos da vida de Paulo. Mas não só de Paulo, como a de Pedro, João, Mateus, Lucas e a minha também.
“Ora, aconteceu que, na viagem, estando já perto de Damasco, pelo meio-dia, de repente uma grande luz que vinha do céu brilhou ao redor de mim. Cai por terra e ouvi uma voz que me dizia: Saul, Saul, porque me persegues? Eu perguntei: quem és tu, senhor? Ele me respondeu: Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem tu estás perseguindo.”
Ouvindo o relato do encontro pessoal de Paulo com Jesus, eu me lembro do meu também. E você pode se lembrar do seu. Alguns de nós teve esse primeiro encontro, esse primeiro impacto com Jesus associado ao Batismo no Espírito Santo, ao conhecermos a Renovação Carismática Católica (RCC). Mas outros não. Outros tiveram esse encontro de outras formas.
O que importa, na verdade, é, de fato, estarmos envolvido por esse amor de Deus. Ele é o único que pode alterar definitivamente o rumo da nossa vida. Assim foi com Paulo, assim foi comigo e com milhões de cristãos em toda a história, e será assim até a segunda vinda de nosso Senhor.
Nós precisamos estar tão certos desse amor e do caminho que estamos trilhando por Ele, que, mesmo diante de tão grandes ameaças e oposições, estejamos prontos para testemunhar quem somos e a quem nós pertencemos.
Paulo estava sendo espancado até a morte, foi salvo pelas correntes do comandante da corte e, ainda assim, sob grande pressão, quis falar àquele povo que O rejeitava veementemente! Isso é coragem! Isso é ousadia! Isso é zelo pela evangelização! Isso é pregar oportuna e inoportunamente!
Só quem está cheio do Espírito Santo e vazio de si mesmo pode chegar a esse grau de testemunho. Temos muito chão pela frente, mas sabemos o caminho. Então, caminhemos!
Leia o trecho em At 21,37 – 22,1-21
Na Bíblia CNBB, página 1372-1373
Título: Autodefesa de Paulo. 2º relato da conversão
Promessas
At 22,15
“Porque tu serás diante de todos os povos a tua testemunha a respeito daquilo que vistes e ouvistes.”
Ordens
At 22,10. 16. 18. 21
“O Senhor me respondeu: Levanta-te e vai para Damasco. Ali te explicarão tudo o que deves fazer.”
“E agora o que estás esperando? Levanta-te, recebe o batismo e purifica-te de todos os teus pecados, invocando o seu nome!”
“Vi o Senhor que me dizia: depressa, sai logo de Jerusalém, porque não aceitarão o testemunho que dás a meu respeito.”
“Então o Senhor me disse: Vai! É para longe, para os pagãos que vou te enviar.”
Princípios Eternos
At 22,8
“Ele me respondeu: Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem tu estás perseguindo.”
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
O Encontro pessoal com Jesus é o ponto de partida e o ponto de chegada de todo cristão. A vida e a alegria do cristão é procurar manter-se em comunhão íntima com Jesus até seu reencontro definitivo com Ele.
Como posso pôr isso em prática?
Hoje, e a partir de hoje, procurar manter-me em comunhão com Jesus. Sobretudo na Eucaristia e na Palavra. Mas também nas outras formas que tenho de me encontrar com Ele. Na oração pessoal, nos irmãos necessitados, no meu próximo.