Atos dos Apóstolos > Leitura #514

Prisioneiro livre

Paulo, agora, era o prisioneiro livre. Apesar das grades, seu coração se mantém livre para testemunhar Jesus Cristo a todas as pessoas, com palavras e com a vida.

#514 Prisioneiro livre

Créditos: Motortion by Getty Images

Confesso-te, porém, uma coisa: é segundo o Caminho — que eles chamam de seita – que sirvo o Deus de nossos país.”

Paulo está tão cheio do Espírito Santo, que nada tira a sua paz e ele consegue testemunhar com as palavras e com a vida que Jesus é o Cristo. Os seus acusadores já não tem mais argumentos convincentes diante das autoridades romanas. Na verdade, a cadeia de Paulo em Cesareia lhe deu a oportunidade de continuar anunciando o Evangelho protegido dos ataques dos judeus contra sua vida.

Ele anuncia, orienta, escreve e recebe assistência dos seus companheiros mesmo estando prisioneiro. Mas Paulo é livre diante de Deus, por isso sua evangelização não para. Paulo ficou, pelo menos, dois anos preso em Cesareia.

Não pare de evangelizar! Mesmo estando preso. Seja numa cama, seja numa cadeia, seja num lugar onde você não pode falar abertamente da sua fé.

O Espírito Santo nos fortalece como fortaleceu Paulo e todos os outros que confiaram suas vidas às mãos de Deus e ao anúncio do Evangelho.

Por mais que seus acusadores usem palavras aduladoras e bajuladoras, mentiras e farsas para prejudicá-lo, Deus lhe dará palavras acertadas e a oportunidade de testemunhar a sua fé.

Pode ser que não sejamos libertos da tribulação, e o nosso julgamento termine num testemunho final com martírio.

Se assim for, também para esta hora o Senhor nos concederá uma graça especial e a têmpera dos mártires.

Leia o trecho em At 24 (inteiro)

Na Bíblia CNBB, página 1375
Título: Processo perante Félix e prisão em Cesareia.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Somos chamados a não parar de evangelizar, ainda que em condições imprevistas.

Como posso pôr isso em prática?

Pedir a graça a Deus de permanecer atento às oportunidades de anunciar o Evangelho. Preparar-me com o conhecimento da Palavra de Deus e da doutrina apostólica para enfrentar as heresias e anunciar a qualquer pessoa que Jesus Cristo é o nosso Salvador.