Sim, o Evangelho divide opiniões, e, por vezes, o clima fica tenso e hostil! A atenção aos fatos é necessária ao evangelizador, para que seu ministério não pare.
“A população da cidade se dividiu.”
A pregação em Icônio havia começado bem, mas teve seus problemas por causa dos que não creram no Evangelho dentre os judeus.
Aí, vemos como a resistência ao Evangelho pode causar confusão. Enquanto muitos de origem pagã abraçaram a fé, outros, os judeus da cidade, não apenas se negaram a acreditar, como se puseram a perseguir os apóstolos e a incitar as pessoas contra eles.
A população da cidade se dividiu entre os que creram e os que não creram, a ponto de todos se mobilizarem contra os discípulos que tiveram que fugir para preservar suas vidas e continuar anunciando em outra cidade.
Assim, muitas vezes, precisamos fazer o mesmo no meio em que estamos. Seja em casa, na escola, no trabalho, entre amigos, no bairro, no clube. Nossa presença e nossas palavras podem causar divisão entre as pessoas que creem e as que não creem. É sabedoria perceber a hora de afastar-se para não perder o ministério e continuar a pregação em outro lugar.
Leia o trecho em At 14,1-7
Na Bíblia CNBB, página 1361
Título: Em Icônio, conflito entre Judeus e não-Judeus
Não há o que anotar
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Anunciar com destemor o Evangelho é necessário, assim como aprender a sabedoria de perceber a hora de partir, para continuar o anúncio em outro lugar diante dos perigos que se apresentam.
Como posso pôr isso em prática?
Atenção aos acontecimentos e intimidade com Deus para perceber a vontade dele. É pelo Espírito que saberei discernir o que é de Deus!