Atos dos Apóstolos > Leitura #487

O primeiro Concílio da Igreja

Uma questão essencial em nossa fé precisava ser definida e compreendida de maneira clara e decisiva: surge então o primeiro concílio da Igreja em Jerusalém.

#487 O primeiro Concílio da Igreja

Créditos: Getty Images BY PaoloGaetano

Então os apóstolos e anciãos reuniram-se para tratar desse assunto.”

A discussão foi longa, mas eles chegaram a um ponto decisivo, e quando o Papa se pronunciou, houve um grande silêncio. E não foi apenas pela autoridade que lhe foi conferida, mas sobretudo porque aquilo que estava no seu discurso era justamente a intervenção de Deus mudando o modo de pensar e agir dos Seus discípulos.

Foi lá em Jope, naquela visão de Pedro e depois na casa de Cornélio, onde o Espírito Santo foi derramado durante a pregação de Pedro, sem a imposição de mãos, sem ninguém pedir.

Ao contrário, é pela graça do Senhor Jesus que cremos ter sido salvos, exatamente como eles.” Isso abriu o caminho para os testemunhos de Paulo e Barnabé, já com ampla experiência entre os povos pagãos com muitos sinais e prodígios que o Senhor realizou, acompanhado da perseguição implacável dos Judeus.

Tiago também fala citando as escrituras e sugerindo um procedimento que não ofenda os pagãos nem os de origem Judaica.

Testemunho que Deus deixou aos homens

É claro que existem, sim, os mandamentos de Deus e um testemunho a ser dado diante dos homens. Sem esse testemunho, não há conversão verdadeira. Mas não é a prática da lei de Deus que nos salva, mas a fé em Jesus Cristo. É o seu sacrifício na Cruz que nos salva.

Assim, é por amor a ele, é em gratidão que vivemos como ele viveu, alimentados pela força do Espírito Santo que nos sustenta na fé. Em outras palavras: não vivemos uma fé de fora para dentro, mas de dentro para fora a partir da conquista do nosso coração por Jesus Cristo.

Leia o trecho em At 15,6-21

Na Bíblia CNBB, página 1562-1563

Título: A reunião dos apóstolos em Jerusalém

Promessas

At 15,16-18

Depois disso, eu voltarei e reconstruirei a tenda de Davi que havia caído; reconstruirei suas ruínas e a reerguerei; a fim de que o restante da humanidade procure o Senhor, com todas as nações sobre as quais foi invocado o meu Nome, diz o Senhor que fez estas coisas, conhecidas desde sempre.”

Ordens

At 15,19

Por isso, julgo que não devemos inquietar os pagãos que se convertem a Deus.”

Princípios Eternos

At 15,11

Ao contrário, é pela graça do Senhor Jesus que cremos ter sido salvos, exatamente como eles.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Mas não é a prática da lei de Deus que nos salva, mas a fé em Jesus Cristo. É o seu sacrifício na Cruz que nos salva. Assim, é por amor a Ele, é em gratidão que vivemos como Ele viveu, alimentados pela força do Espírito Santo que nos sustenta na fé.

Como posso por isso em prática?

Gratidão. Profunda gratidão a Deus pela salvação que recebi gratuitamente mesmo merecendo ser condenado por meus pecados. A partir dessa gratidão, viver cada dia mais empenhado em levar o nome e a salvação de Jesus a todas as pessoas.