Carta aos Colossenses > Leitura #238

A importância da vida de oração

A importância da vida de oração para o cristão é comparável a nossa respiração: é o ar dos nossos pulmões, é a vitalidade da alma. Sem oração nos asfixiamos!

#238 A importância da vida de oração

Créditos: Khaosai Wongnatthakan by GettyImages

“Perseverai na oração, mantendo-vos por ela vigilantes na ação de graças.”

Cristão que não reza não aguenta, se dispersa. Ainda mais com os sofrimentos que nos acometem dia após dia, as perseguições por causa do anúncio do evangelho, as prisões, as calúnias, as ameaças, o martírio! Somente quem está em oração constante que, diante dessas realidades pode se manter de pé, pois sabe em quem colocou a sua confiança: Jesus.

Assim, o que Paulo ordena a sua comunidade é o que ele mesmo vive em seu ministério apostólico. A atitude de oração é ativa, repleta de ação de graças e, portanto, alegre, feliz, mesmo na tribulação.

Imitemos o ardor missionário de Paulo, que, a todo custo, deseja levar a bom termo seu ministério. Que nada nos desanime, e, na sabedoria do Evangelho, sejamos sempre aqueles que fazem a diferença, com palavras acertadas e cheias da sabedoria de Deus, com uma pitada de sal.

Somos capazes disso? Se não formos pessoas de oração, já teremos nossa resposta.

Leia o trecho em Cl 4,2-6

Na Bíblia CNBB, página 1451

Título: Exortação: Oração e vigilância

Ordens

Cl 4, 2-6

“Perseverai na oração, mantendo-vos, por ela, vigilantes na ação de graças. Ao mesmo tempo, orai também por nós, pedindo a Deus que abra uma porta para nossa pregação, a fim de podermos anunciar o mistério de Cristo. Por causa dele, aliás, fui lançado na prisão. Obtende-me que eu o manifeste, falando dele como devo. Tratai com sabedoria os que não são da comunidade aproveitando bem o momento. Que vossa conversa seja sempre agradável, com uma pitada de sal, de modo que saibais responder a cada um como convém.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Vida de oração! É a base de toda boa evangelização.

Como posso pôr isso em prática?

Orando, buscando ocasiões para estar com Jesus na intimidade. Adoração, rosário, diário espiritual, Santa missa, retiros… Oração pessoal e comunitária.