Carta aos Filipenses > Leitura #229

Falar bem, pensar bem, querer bem a todos

Falar bem, pensar bem, querer bem a todos é um ensinamento bíblico essencial para um bom relacionamento comunitário e vale para muitas pessoas.

Falar bem, pensar bem, querer bem a todos

créditos:Getty Images / PeopleImages

“E a paz de Deus que supera todo o entendimento guardará os vossos corações e os vossos pensamentos no Cristo Jesus.”

É um trecho de exortação a uma vida fraterna de qualidade entre irmãos que trabalham duro pelo anúncio e pela vivência do Evangelho, para pessoas como eu e você: eu que faço parte de uma comunidade de leigos dedicados exclusivamente à evangelização; e também como você, engajado na sua comunidade paroquial, com um trabalho pastoral ou de algum ministério. Esta exortação é para a boa vivência entre as pessoas de Deus engajadas no anúncio do Evangelho para que vivam em paz.

Quem trabalha engajado no Evangelho sabe muito bem que viver em comunidade não é tão fácil quanto se imagina, principalmente quando vemos a alegria que toma conta das pessoas que são alcançadas por nosso trabalho ou o resultado de algum projeto de evangelização, encontro ou retiro.

Acontece uma verdadeira batalha espiritual para que esses eventos tenham êxito; e nós estamos no meio dela! É uma realidade que nos atinge de cheio, mas não é uma luta contra pessoas, e sim contra espíritos malignos. Esses usam de sua esperteza e mentiras para nos enganar e nos lançar uns contra os outros, semeando ciúmes, inveja, competição e julgamentos.

A regra de ouro: “Querer bem a todos”

São Paulo tem uma receita simples e eficaz contra essas investidas; e Monsenhor Jonas Abib apresenta à comunidade Canção Nova, em Nossos Documentos, como uma regra básica de convivência Comunitária: Falar bem de todos, pensar bem de todos, querer bem a todos.

Ele se baseia justamente nesta palavra: “Quanto ao mais, irmãos, ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, digno de respeito ou justo, puro, amável ou honroso, com tudo o que é virtude ou louvável.” E o Padre Jonas acrescenta: Eis o que deve ocupar os nossos pensamentos. “Eis o que deve ocupar, preencher as nossas conversas”. Para nós, membros da comunidade Canção Nova, isso faz parte de nossa regra de vida e podemos dizer: funciona!

Nosso inimigo é muito esperto e nos engana de muitas maneiras, fazendo parecer verdade as maiores mentiras, mas a Palavra de Deus é mais forte e desmascara os planos diabólicos, se seguirmos as suas orientações.

Faça a experiência e alegrai-vos sempre no Senhor!

Boa reflexão para você.

(Por problemas técnicos, não temos áudio neste vídeo.)

Leia o trecho em Fl 4, 1-9.

Na Bíblia CNBB; página 1446-1447.

Título: Exortação à concórdia e à alegria cristã.

Promessa

Fl 4, 7

“E a paz de Deus que supera todo o entendimento guardará os vossos corações e os vossos pensamentos no Cristo Jesus.”

Ordens

Fl 4, 2-6.8-9

“Exorto Evódia e exorto Síntique a viverem em harmonia no Senhor. Também a ti, leal companheiro, peço que as ajudes, pois elas lutaram comigo ma causa do evangelho, junto com Clemente e seus outros colaboradores, cujos nomes estão escritos no livro da vida.

Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito, alegrai-vos! Seja a vossa amabilidade conhecida de todos! O Senhor está próximo! Não vos preocupeis com coisa alguma, mas, em toda ocasião, apresentai a Deus vossos pedidos, em orações e súplicas, acompanhadas ade ação de graças.”

“Quanto ao mais, irmãos, ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, digno de respeito ou justo, puro, amável ou honroso, com tudo o que é virtude ou louvável. Praticai o que de mim aprendestes e recebestes e ouvistes, ou em mim, observastes. E o deus da paz estará convosco.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Para viver em paz, para testemunhar o Evangelho de Cristo, Fl 4,8. Em resumo: Falar bem, pensar bem, querer bem a todos!

Como posso colocar isso em prática?

Pedir na oração a graça de reconhecer que as pessoas não são inimigas, mas que são usadas pelo diabo. Agir com misericórdia, sempre considerando que eu também cometo erros e injustiças.