Na nossa vida espiritual não adianta experimentar milagres e realizar grandes obras, se, apesar disso, desistirmos no caminho.
“Há pessoas que, um dia, foram iluminadas, que saborearam o dom do céu e tiveram parte no Espírito Santo, que experimentaram o sabor da palavra de Deus e os milagres do mundo vindouro e, no entanto, desistiram.”
Perseverança é a palavra de ordem para quem quiser ser salvo. Pois somos salvos na esperança e ninguém espera o que não crê. Não é de hoje que muitas pessoas desistem da fé ainda que tenham feito experiências maravilhosas com Deus. É possível, portanto, depois de anos de caminhada com o Senhor, perder-se no caminho. Infelizmente, isso é possível. Talvez, você conheça pessoas que viveram isso ou tenha ouvido falar de alguém. E quanto mais forte foi a experiência vivida pela pessoa que desistiu da fé, maior o espanto que ela causa naqueles que a viram, outrora, sendo instrumento de Deus.
Isso é muito sério! Temos de cuidar e vigiar na nossa vocação com todo o zelo. A perseverança nos salvará porque a perseverança nos faz permanecer no caminho que nos salva, o caminho de Deus. Não somos nada, se desistirmos. É como jogarmos fora todo o tempo que ficou para trás. Mas Deus não quer isso para nós e espera de nós empenho: “Mas desejamos que cada um de vós mostre até o fim este mesmo empenho para a realização da esperança” (v11).
A realização da esperança
E este empenho pela realização da esperança tem um nome só: perseverança. E ela é premiada com uma promessa: “Assim, não vos tornareis negligentes, mas sereis imitadores daqueles que, pela fé e a perseverança, se tornam herdeiros das promessas” (v12).
É claro que, a justiça de Deus levará em conta todo nosso esforço e empenho pela nossa fé, mesmo na nossa condição de infiéis, no entanto, perseverantes: “Deus não é injusto para esquecer o vosso trabalho e o amor que demonstrastes por seu nome, servindo e continuando a servir aos santos” (v10).
Enfim, uma pequena parábola nos coloca diante de uma escolha: “De fato, quando uma terra embebida de chuva produz plantas úteis para quem a cultiva, esta terra tem e bênção de Deus. Mas, se ela produz espinhos e ervas daninhas, não tem nenhum valor e está a um passo da maldição: acabará sendo queimada” (v7-8).
Para a maioria de nós não é difícil escolher o caminho, difícil é a perseverança nele.
Leia o trecho em Hb 6, 4-12
Na Bíblia CNBB; página 1480.
Título: Os relapsos.
Promessas
Hb 6, 12
“Assim, não vos tornareis negligentes, mas sereis imitadores daqueles que, pela fé e a perseverança, se tornam herdeiros das promessas.”
Ordens
Hb 6, 11
“Mas desejamos que cada um de vós mostre até o fim este mesmo empenho para a realização da esperança.”
Princípios Eternos
Hb 6, 7-8.10
“De fato, quando uma terra embebida de chuva produz plantas úteis para quem a cultiva, esta terra tem e benção de Deus. Mas se ela produz espinhos e ervas daninhas, não tem nenhum valor e está a um passo da maldição: acabará sendo queimada.”
“Deus não é injusto para esquecer o vosso trabalho e o amor que demonstrastes por seu nome, servindo e continuando a servir aos santos.”