1ª Carta a Timóteo > Leitura #273

Um bom cristão dá testemunho no trabalho

Um bom cristão dá testemunho no trabalho, na escola, na festa, na rua e em qualquer lugar, não apenas na Igreja.

#273Um bom cristão dá testemunho também no trabalho

Crédito: Delmaine Donson by GettyImages

“Ensina estas coisas e exorta neste sentido.”

O testemunho cristão ultrapassa as paredes da Igreja, vai além das nossas casas, da convivência paroquial e de nossos círculos da amizade. Ele precisa ser assim, afinal de contas, para que serve nossa fé se testemunhamos somente para os nossos irmãos? Essa exortação de Paulo a Timóteo é justamente por causa dessa realidade e sua aplicação clara na sociedade entre patrão e empregado, servo e senhor.

Um escravo ou servo que dá um mal testemunho atrairá para Deus a blasfêmia, pois se o servo é cristão e age como pagão, o que pensará seu senhor a respeito se sua fé? Assim, para não ser causa de blasfêmias contra Deus, considerai os patrões dignos de todo apreço. E se o patrão for irmão na fé, mais ainda o servo deve ser testemunha das boas obras realizando com mais empenho seu trabalho para honrar a Deus e seu irmãos a quem serve.

Como é difícil encontrar pessoas assim hoje! Quando o patrão é desconhecido, faz-se o que pode e se é um amigo ou parente, tenta-se dar um jeitinho para facilitar a vida. Para nós cristãos, a orientação da Palavra de Deus é clara: precisamos ser bons para com os nossos patrões e melhores ainda se estes forem nossos irmãos na fé.

Leia o trecho em I Tm 6,1-2

Na bíblia CNBB, página 1464
Título: Escravos e patrões

Ordens

I Tm 6,1-2

“Todos os que estão sob o julgo como escravos considerem os seus senhores como dignos de todo apreço, para que o nome de Deus e a sua doutrina não sejam blasfemados. Os que tiverem senhores crentes não os desrespeitem pelo fato de serem irmãos; ao contrário, sirvam-lhes ainda melhor, porque eles, os beneficiados por seus serviços são fiéis e amados. Ensina estas coisas e exorta neste sentido.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Tudo que deve ser feito merece ser bem feito! Se for para um irmãos na fé, merece ser melhor ainda!

Como posso por isso em prática?

Redobrar o meu empenho em realizar as minhas atividades com atenção e responsabilidade, sabendo que isso é agradável a Deus!