Carta aos Hebreus > Leitura #795

Deus na mente e no coração

A salvação de Jesus Cristo se materializa no testemunho. Pessoas com Deus na mente e no coração sinalizam com sua vida a graça que as alcançou e salvou!

#795 "Deus na mente e no coração "

Créditos:
Brothers_Art by GettyImages.

“Eis a aliança que formarei com o povo de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: porei minhas leis em sua mente e as gravarei em seu coração, e serei o seu Deus e eles serão o meu povo.”

Um sonho, não é? Deus na mente e no coração. Mas esse sonho começa aqui, agora, na vida de cada cristão. Na minha vida, na sua vida. Jesus Cristo é mais que um sumo sacerdote, Ele é mediador de uma aliança melhor e de promessas melhores. E por quê? Porque n’Ele se cumpriu plenamente o projeto do Pai, e no Seu corpo humano resgatou, de uma vez por todas, toda a humanidade, sendo Ele, no céu, o homem ao lado de Deus.

Pois Ele tem em mente os pensamentos de Deus, e no coração os sentimentos de Deus. Ele, que é o Filho, agora tem uma carne como a nossa, tornando todos os que n’Ele creem e são batizados, filhos também, por adoção. São esses méritos de Cristo que nos salvam.

Nesta nova aliança, o foco é a Boa Nova anunciada por Jesus Cristo, o Seu Evangelho. É essa Boa Nova que forja, na mente e no coração humano, a vontade de Deus de maneira que se cumprirá a promessa: “Ninguém mais precisará ensinar o seu próximo nem o seu irmão dizendo: Conhece o Senhor! Pois todos me conhecerão desde o maior até o menor”.

Por isso, o sacerdócio antigo e a Lei antiga são renovados em Cristo e agora obedecem as prescrições da nova aliança, baseada na vida do Filho de Deus.

Assim, ao falar em nova aliança, declarou antiga a primeira. Ora, o que se torna antigo e envelhece está prestes a desaparecer.”

Leia o trecho em Hb 8

Na Bíblia CNBB, página 1481-1482

Título: Cristo, Sumo Sacerdote da nova aliança

Promessas

Hb 8,8-12

De fato, Deus repreendeu-os dizendo: Dias virão, diz o Senhor, em que concluirei com a casa de Israel e a casa de Judá uma nova aliança. Não como a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os conduzi pela mão para fazê-los sair da terra do Egito, pois eles não permaneceram fiéis a minha aliança e eu me desinteressei deles, diz o Senhor. Eis a aliança que formarei com o povo de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: porei minhas leis em sua mente e as gravarei em seu coração, e serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Ninguém mais precisará ensinar o seu próximo nem o seu irmão dizendo: Conhece o Senhor! Pois todos me conhecerão desde o maior até o menor. Porque terei misericórdia das suas culpas e não me lembrarei mais dos seus pecados.”

Princípios eternos

Hb 8,1-2.5-7.13

Eis então o tema capital da nossa exortação: tal é o sumo sacerdote que temos, que se sentou à direita da majestade nos céus. Ele é o ministro do Santuário e da tenda verdadeira, erguida pelo Senhor e não por mão humana.”

Agora, porém, Cristo recebeu um ministério superior. Ele é o mediador de uma aliança bem melhor, baseada em promessas melhores. Pois se a primeira Aliança fosse sem defeito, não se procuraria substituí-la por uma segunda.”

Assim, ao falar em nova aliança, declarou antiga a primeira. Ora, o que se torna antigo e envelhece está prestes a desaparecer.”

Anote, em seu diário, qual a mensagem de Deus para você hoje e como pôr isso em prática em sua vida.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

A acolhida do Evangelho é fundamental para que eu tenha a mente e o coração em Deus.

Como posso pôr isso em prática?

Deixar-me formar pela Palavra de Deus, permitir que ela invada meu coração e forme minha vida a seu modo.