Carta aos Hebreus > Leitura #786

Jesus merece a maior glória

Jesus merece a maior glória, seja onde for e em comparação com quem quer que seja. Para o cristão, nada está acima de Jesus Cristo, ninguém é mais importante.

#786 Jesus merece a maior glória

Créditos: rudall30 by GettyImages.

“Por isso, irmãos santos, participantes da vocação que vem do céu, fixai bem a mente em Jesus, o apóstolo e sumo sacerdote da fé que professamos.”

É comum, na nossa fé católica, glorificarmos a Deus na vida dos santos, padroeiros, doutores da Igreja, místicos, santos dos quais nos devotamos por uma identificação com o seu modo de seguimento a Cristo. Mas não podemos jamais colocar qualquer que seja a devoção acima de Jesus Cristo nosso Senhor ao qual devemos render toda hora e glória. Quando isso acontece, perdemos o foco da nossa fé e caímos facilmente na idolatria, mesmo velada, em forma de devoção.

Mas fora da Igreja, essa idolatria fica clara na vida de muitas pessoas que chamam de ídolos os artistas, atores, personalidades da sociedade que se destacam e atraem as pessoas pelas mesmas características, ou seja, suas qualidades naturais ou desenvolvidas, que os santos aos católicos. A idolatria acontece sobretudo quando a vida da pessoa se modela à vida do ídolo.

Cristo veio ao mundo para fazer isso conosco, que é a nossa salvação: Ele nos configura a si, para que, semelhantes a Ele, sejamos reconhecidos como filho de Deus e, assim, tenhamos acesso à herança. A comparação com Moisés tem sustentação por causa da observância da Lei. Ora, observar a Lei mais que os ensinamentos de Jesus é o mesmo que rezar mais a um dos santos de Deus do que ao próprio Deus, que o santificou.

A visão dos Judeus convertidos

Para os Judeus convertidos, isso não era fácil, mas o argumento do autor é potente: “Toda casa tem um construtor. Ora, quem constrói tudo é Deus. Moisés foi fiel em toda sua casa como servidor para testemunhar as coisas que iam ser ditas por Deus. Cristo, porém, foi fiel como Filho, posto à frente da sua casa. E sua casa somos nós, desde que conservemos até o fim a confiança e a altivez da esperança.”

Veja: Moisés fiel como servidor; Cristo fiel como Filho posto à frente da sua casa. E mais: sua casa somos nós! Ou seja, ele está reinando, tem autoridade em cada pessoa e não em tábuas de pedra ou qualquer outro símbolo externo.

Jamais podemos confundir devoção com idolatria. Isso é muito claro para os católicos, mas há entre eles quem precise de instrução a esse respeito.

Leia o trecho em Hb 3,1-6

Na Bíblia CNBB, página 1477-1478

Título: Jesus supera Moisés

Ordens

Hb 3,1

“Por isso, irmãos santos, participantes da vocação que vem do céu, fixai bem a mente em Jesus, o apóstolo e sumo sacerdote da fé que professamos.”

Princípios Eternos

Hb 3,2-6

Ele foi fiel a Deus, que o constituiu no cargo, assim como foi Moisés em sua casa. E ele merece glória muito maior do que Moisés, como o construtor da casa merece maior glória que a casa mesma. Toda casa tem um construtor. Ora, quem constrói tudo é Deus. Moisés foi fiel em toda sua casa como servidor, para testemunhar as coisas que iam ser ditas por Deus. Cristo, porém, foi fiel como Filho, posto a frente da sua casa. E sua casa somos nós, desde que conservemos até o fim a confiança e a altivez da esperança.”

Anote, em seu diário, qual é a mensagem de Deus para você hoje e como pôr isso em prática em sua vida.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Ninguém merece maior glória que Jesus Cristo, nem na terra, nem no céu.

Como posso pôr isso em prática?

Adoração a Deus. Prioridade a Ele.