Carta aos Hebreus > Leitura #801

Perseveramos na fé para nossa salvação

De fato, Jesus nos salvou e foi gratuitamente. Mas a salvação que recebemos não exclui condições de nossa parte. Perseveramos na fé para não perdê-la.

#801 Perseveramos na fé para a nossa salvação

Créditos:
Cecilie_Arcurs by GettyImages.

“Nós não somos desertores para nossa perdição. Perseveramos na fé, para nossa salvação.”

Está nas mãos do cristão a salvação que este recebeu de Deus, e ele precisa cuidar desse dom para que não se perca. É um presente tão grande, que o investimento em preservá-lo envolve o que há de mais importante: o nosso ser. A salvação gratuita, infelizmente, pode ser perdida se não perseverarmos na fé. Não é que a força de Deus para nos salvar se tornou fraca, de modo algum, é que essa força só age em nós se permitimos, se cremos.

Enquanto permanecemos em Seu caminho, essa mesma graça da salvação continuará a agir e a gerar em nós frutos de salvação. Mas se começamos a esmorecer na fé, a distância que nos impomos para longe de Deus corrompe, transtorna o nosso coração, afasta-nos da luz e da verdade, diminui a confiança em Deus e, em casos mais graves, pode nos afastar totalmente do Seu caminho.

A coragem dos primeiros dias, ou seja, dos primeiros passos na fé, quando tivemos o nosso encontro pessoal com Jesus, aquele que mudou a nossa vida, deve permanecer viva. Foi essa coragem que nos permitiu suportar tantas e repetidas provações, e é ela que se transforma com o tempo em perseverança, e é essa perseverança quem nos manterá no caminho da fé que nos garante a salvação.

A promessa de Deus é que o tempo presente é apenas um momento: “Porque ainda bem pouco tempo, e aquele que deve vir, virá e não tardará. Meu justo viverá por causa de sua fidelidade, mas se esmorecer, não me agradarei mais dele.”

Mas a nossa perseverança nos salvará.

Leia o trecho em Hb 10,32-39

Na Bíblia CNBB, página 1484

Título: Exortação à constância

Promessas

Hb 10,37-38

Porque ainda bem pouco tempo, e aquele que deve vir, virá e não tardará. Meu justo viverá por causa de sua fidelidade, mas se esmorecer, não me agradarei mais dele.”

Ordens

Hb 10,32-33.35

Lembrai-vos dos primeiros dias, quando, apenas iluminados, suportastes longas e dolorosas lutas, ora apresentados em espetáculo, debaixo de injúrias e tribulações, ora solidários com os que assim eram tratados.”

Não abandoneis pois a vossa coragem que merece grande recompensa.”

Princípios Eternos

Hb 10,36.39

De fato, é preciso que persevereis para cumprir a vontade de Deus e alcançar o que ele prometeu.”

“Nós não somos desertores para nossa perdição. Perseveramos na fé, para nossa salvação.”

Anota em seu diário qual a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática na sua vida.