Carta aos Hebreus > Leitura #793

Quem é Melquisedec?

Melquisedec, que significa Rei da Justiça, é um personagem misterioso do Antigo Testamento, mas a carta aos hebreus revela muito mais a seu respeito.

#793 Quem é Melquisedec?

Créditos:
sedmak by GettyImages.

“Considerai, pois, como Melquisedec era grande: Abraão, o patriarca, lhe deu o dízimo dos despojos.”

Melquisedec é o grande nome deste trecho que estamos lendo. A carta aos hebreus quer estabelecer, de uma vez por todas, na mente e coração dos hebreus, a verdade e a superioridade do sacerdócio de Cristo em relação ao sacerdócio conhecido até então. Essa mudança ocasionará uma mudança radical de referência, de tal modo que o antigo sacerdócio fica extinto.

O Autor recorda os fatos e prova que a Autoridade contida em Melquisedec é a autoridade de Deus: “Este Melquisedec, rei de Salém, sacerdote de Deus Altíssimo, saiu ao encontro de Abraão quando este regressava da vitória sobre os reis, e o abençoou. Abraão entregou a ele o dízimo de tudo. Primeiro, seu nome significa ‘Rei da Justiça’; e ele é também rei de Salém, isto é, ‘Rei da paz’. Sem pai, sem mãe, sem genealogia, sem início de dias nem fim da vida, ele se assemelha ao filho de Deus e permanece sacerdote para sempre.”

Desta forma, ele consolida Cristo no coração dos cristãos convertidos do Judaísmo e formados na lei e nos profetas e patriarcas. Ora, se na origem da fé, a figura do Filho de Deus está presente abençoando o patriarca pai da fé, como não reconhecê-lo agora com tantas evidências e sinais para a nossa salvação?

Portanto, se Melquisedec é um sacerdote com autoridade acima de Abraão, que recebeu a promessa de Deus, sem início nem fim, é como aquele que sempre existiu! O próprio Deus veio ao encontro de Abraão para o abençoar e receber o seu dízimo. Ora, Abraão o reconheceu como autoridade, caso contrário não teria lhe dado dízimo! Então, como também os convertidos do Judaísmo, agora instruídos na fé, não se converteriam?

Leia o trecho em Hb 7,1-10

Na Bíblia CNBB, página 1480

Título: Melquisedec e o sacerdócio levítico

Princípios Eternos

Hb 7,1-4.6-10

Este Melquisedec, rei de Salém, sacerdote de Deus Altíssimo, saiu ao encontro de Abraão quando este regressava da vitória sobre os reis, e o abençoou. Abraão entregou a ele o dízimo de tudo. Primeiro, seu nome significa ‘Rei da Justiça’; e ele é também rei de Salém, isto é, ‘Rei da paz’. Sem pai, sem mãe, sem genealogia, sem início de dias nem fim da vida, ele se assemelha ao filho de Deus e permanece sacerdote para sempre. Considerai, pois, como Melquisedec era grande: Abraão, o patriarca, lhe deu o dizimo de tudo.”

Melquisedec, porém, sem configurar entre os descendestes de Levi, recebeu o dízimo de Abraão e ainda lhe deu sua bêenção, e ele que havia recebido as promessas de Deus. Ora, aquele que recebe a bênção é, sem dúvida, menos importante do que aquele que a dá!

Além disso, os filhos de Levi, que recebem o dízimo, são homens mortais. Lá, porém, o dízimo foi recebido por alguém do qual se declara estar vivo. Podemos dizer que, na pessoa de Abraão, aquele que devia receber o dízimo, Levi, entregou o dízimo, pois ele estava no corpo do seu antepassado, Abraão, quando Melquisedec veio a seu encontro.”

Anote em seu diário qual a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática na sua vida.