A salvação da humanidade não está restrita a um povo, mas se estende a todo aquele que crê. Mesmo em Israel, há aqueles que creem em Jesus Cristo como Salvador.
Eu pergunto: será que Deus rejeitou o seu povo? De modo algum!
“Pois eu também sou Israelita, da descendência de Abraão, da tribo de benjamim…Deus não rejeitou o seu povo que ele, desde sempre, distinguiu e escolheu.“
O fato de que os Israelitas não acreditaram em Jesus como Messias não os condena para sempre, pois há muitos que creram, creem e crerão em Jesus Cristo. Como o apostolo diz: há um “resto”, ou seja, uns poucos que, pela fé em Jesus, serão salvos dentre os judeus, nos quais ele se inclui.
Mas tem a certeza de que esse ‘passo em falso’ dos israelitas serviu para a entrada dos pagãos no mistério da salvação, na esperança de que, até que Jesus retorne, uma conversão em massa realize muito mais em favor do mundo.
Leia o trecho em Rm 11, 1-12.
Na Bíblia CNBB; página 1393.
Título: O resto de Israel.
Promessa
Rm 11, 12
“Ora, se o passo e, falso deles significou riqueza para o mundo, e o seu fracasso, riqueza para os pagãos, quanto mais significará a adesão de todos eles!”
Princípios eternos
Rm 11, 1-2.5-8
“Eu pergunto: será que Deus rejeitou o seu povo? De modo algum! Pois eu também sou Israelita, da descendência de Abraão, da tribo de benjamim…Deus não rejeitou o seu povo que ele, desde sempre, distinguiu e escolheu.”
“Assim também agora, em nossos dias, subsiste um ‘resto’, por livre escolha da graça. Mas, se é pela graça, já não é em razão das obras; do contrário, a graça já não é graça.
Daí, o que se conclui? Israel não conseguiu aquilo que está procurando. Só os escolhidos é que o conseguiram; os demais se tornaram embotados como está escrito: ‘Deus lhes deu um espírito de torpor, olhos que não vejam e ouvidos que não ouçam, até o dia de hoje.”
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Não posso fechar o meu coração para a Palavra de Deus, pois esta é a minha oportunidade de salvação.
Como posso pôr isso em prática?
Dar o valor e a importância para o que é de Deus tal qual Ele merece: prioridade!