Carta aos Romanos > Leitura #551

Os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis

Quem tem dúvida da própria vocação deve saber que os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis. Se seu chamado é real, ele jamais será cancelado por Deus.

Os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis

Créditos: AzmanL / GettyImagens

“Para que não confies demais em vossa própria sabedoria, irmãos, desejo que conheçais esse mistério a saber: o endurecimento de uma parte de Israel vai durar até que tenha entrado a totalidade dos pagãos.”

“E então todo o Israel será salvo, como está escrito: ‘de Sião virá o libertador, ele removerá as impiedades do meio de Jacó. E esta será a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados.

A vocação do povo de Israel jamais será revogada. Eles continuaram sendo para sempre o povo escolhido. E Paulo revela esta promessa de salvação para todo o Israel, mediante a salvação da totalidade dos pagãos que até o tempo determinado por Deus acolher o Evangelho.

Mas há uma outra realidade vocacional particular nesta palavra, e esse chamamento também é irrevogável: Deus não erra em Seu chamamento. Se Ele me chamou, é porque tinha certeza. Então a crise vocacional se dá por quê? Porque o vocacionado é quem tem pouca fé, pois Deus acredita firmemente em quem Ele chamou.

Leia o trecho em Rm 11,25-36

Na Bíblia CNBB, página 1393-1394
Título: A conversão de Israel

Promessas

Rm 11,25-27

“Para que não confies demais em vossa própria sabedoria, irmãos, desejo que conheçais esse mistério a saber: o endurecimento de uma parte de Israel vai durar até que tenha entrado a totalidade dos pagãos. E então todo o Israel será salvo, como está escrito: ‘de Sião virá o libertador, ele removerá as impiedades do meio de Jacó. E esta será a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados.”

Princípios eternos

Rm 11,29. 32-36

Com efeito os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis.”

Pois Deus encerrou todos na desobediência a fim de usar misericórdia para com todos. Ó profundidade da riqueza, da sabedoria e do conhecimento de Deus! Como são insondáveis os seus juízos e impenetráveis os seus caminhos! De fato quem conheceu o pensamento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem se antecipou a dar-lhe alguma coisa de maneira a ter direito a uma retribuição? Na verdade tudo é dele, por ele e para ele. A ele a glória para sempre. Amém!

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis! Deus não errou ao me chamar!

Como posso pôr isso em prática?

Sendo fiel até o fim à minha vocação, ao meu chamado.