Carta aos Romanos > Leitura #557

Os escândalos na Igreja

Os escândalos na Igreja acontecem a todo momento e com mais frequência do que pensamos e com mais envolvidos do que imaginamos, inclusive você.

Os escândalos na igreja

Créditos: Rawpixel / GettyImagens

“Por causa do alimento que tomas, não sejas ocasião de perdição para aquele por quem Cristo morreu... Certamente, tudo é puro, mas é errado comer alguma coisa dando escândalo… É melhor abster-se de carne e de vinho e de qualquer coisa que possa fazer o teu irmão tropeçar.

O que são esses escândalos na Igreja? Paulo traz uma coisa muito simples, no nosso modo de pensar, para a discussão com os romanos, contando sobre os  alimentos, ele dá a direção para todas as outras realidades da fé que envolvem a Igreja e que precisam de discernimento para que não causem escândalo.

Aqueles que compreenderam a fé em Cristo, e por isso alcançaram maior maturidade, comiam as carnes sem qualquer preconceito, sabendo que são puras diante de Deus (At 10, 11-16), mas outros não, eles ainda tinham  tradições vindas do judaísmo e outras do paganismo. Acontecia que isso gerava discussão sobre o que estava certo e o que estava errado. Paulo vem apartar a briga e dizer aos ‘fortes’: “Se tomando tal alimento entristeces teu irmão, então já não estás procedendo de acordo com o amor” (Rm 14, 15a).

Hoje,  muitas pessoas ficam escandalizas com o fato de um padre ou bispo ou alguém de frente na Igreja fazer uso de bebida alcoólica, ainda que nunca fique embriagado ou dependente dela. Em si, não há pecado em tomar vinho ou cerveja, por exemplo, mas isso não pode ser causa de escândalo para outros.

E quantos escândalos acontecem dentro de casa entre a família!

Pensamos que só pecados gravíssimos escandalizam a Igreja, como quando algum sacerdote peca e comete o crime da pedofilia, mas não é somente isso, há muito mais escândalos que imaginamos e que poderíamos evitar, a começar na nossa casa.

As perguntas que devemos fazer são: isso condiz com a minha fé? Mas isso escandaliza meu irmão?

Com isso, vamos rever a nossa vida, nossas atitudes, ouvir o que os outros pensam e dizem a nosso respeito e então entenderemos se damos testemunho da fé ou se escandalizamos a Igreja.

Leia o trecho em Rm 14, 14-23.

Na Bíblia CNBB; página 1396.

Título: Em só, nada é impuro, mas…

Ordens

Rm 14, 15b-16.19-22a

“Por causa do alimento que tomas, não sejas ocasião de perdição para aquele por quem Cristo morreu. Que não seja difamado o que é bom para vós.”

Portanto, busquemos tenazmente tudo o que contribui para a paz e a edificação uns dos outros. Por causa de um alimento, não destruas a obra de Deus! Certamente, tudo é puro, mas é errado comer alguma coisa dando escândalo. É melhor abster-se de carne e de vinho e de qualquer coisa que possa fazer o teu irmão tropeçar. Guarda para ti, diante de Deus a convicção que tens.”

Princípios eternos

Rm 14, 14-15a.17-18.22b-23

Eu sei, e estou convencido no Senhor Jesus, que nada é impuro. Uma coisa torna-se impura somente para quem a considera impura. Se, tomando tal alimento entristeces teu irmão, então já não estás procedendo de acordo com o amor.”

Pois o reino de deus não é comida nem bebida, mas é justiça e paz e alegria no Espírito Santo. Quem serve assim a Cristo, agrada a Deus e é estimado pelos homens.”

Feliz é quem, ao provar alguma coisa não se condena a si mesmo! Aquele, porém que come, estando com dúvidas, é condenado porque sua ação não precede da convicção. E todo ato que não procede da convicção é pecado.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Fazer uma revisão de vida e avaliar onde dou testemunho e onde sou causa de escândalo.

Como posso pôr isso em prática?

Observando a reação das pessoas diante do que faço, estando atendo às suas queixas e elogios com relação a mim, o porquê de evitarem a minha companhia ou quererem estar próximas.