Carta de São Tiago > Leitura #818

A paciência será recompensada

Aquele que perseverar terá a paciência recompensada. Aguardar a vinda do Senhor está longe de ser uma atitude passiva. Paciência ativa. Expectativa!

#818A paciência será recompensada#818 A paciência será recompensada

Créditos: FG Trade by GettyImages

“Reparai que proclamamos felizes os que fizeram prova de paciência. Ouvistes falar da constância de Jó e conheceis o êxito que o Senhor lhe deu – pois o Senhor é rico em misericórdia e compassivo.”

Aguardamos a vinda do Senhor com as lâmpadas acesas para que não fiquemos despreparados (cf. Lc 25, 1-13), estar com as lâmpadas acesas é uma atitude de expectativa, de vigilância, de atenção, de prontidão. Atitude que nos leva a focar no que é essencial e deixar de lado as futilidades e distrações. Aqui, o julgamento é um grande obstáculo à salvação, assim como as queixas e reclamações entre irmãos.

São Tiago nos exorta a sermos mais pacientes uns com os outros e que essa paciência deve se assemelhar a de Jó, e a nossa resistência na tribulação deve ser como a dos profetas, e eles são declarados felizes! Então, é uma grande perda de tempo em termos de salvação ficarmos focados nas nossas briguinhas e diferenças, em vez de suportarmos com paciência as perseguições e tribulações em nome de Nosso Senhor.

Ele nos declarará felizes, se dermos tal testemunho (cf. Mt 5, 10-12). Sim, a nossa paciência será recompensada!

Leia o trecho em Tg 5, 7-11.

Na Bíblia CNBB página; 1493.

Título: Constância na espera do Senhor.

Ordens

Tg 5, 7-11

“Irmãos, tende paciência até a vinda do Senhor. Olhai o agricultor: ele espera com paciência o precioso fruto da terra, até cair a chuva do outono ou da primavera. Também vós, exercei a paciência e firmai vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima. Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está às portas. Irmãos, tomai por modelo de paciência nos maus tratos os profetas que falaram em nome do Senhor. Reparai que proclamamos felizes os que fizeram prova de paciência. Ouvistes falar da constância de jó e conheceis o êxito que o Senhor lhe deu – pois o Senhor é rico em misericórdia e compassivo.”

Anote em seu diário qual é a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Quem perseverar com paciência não ficará sem recompensa.

Como pôr isso em prática em minha vida?

Não é por esperar recompensa, mas, sabendo que o Senhor é generoso, vou me empenhar ainda mais na prática da paciência, sobretudo quando sou contrariado.