1ª Carta a Timóteo > Leitura #259

A lei de Deus é necessária para a salvação

A lei de Deus é necessária para salvação dos que estão afastados da graça e vivem mundanamente. Graças a ela, é possível que percebam o mau caminho e se convertam.

#259A lei de Deus é necessária à salvação

Crédito: artisteer by GettyImages

“Sabemos que a lei é boa, contanto que usemos dela como se deve.”

Uma lei que não se aplica mais àquele que está em Cristo, pois Ele atualizou a lei. Porque, na cruz, se inaugurou uma nova aliança que consiste na fé na pessoa de Jesus e no cumprimento de dois mandamentos que resumem a lei: amar a Deus mais que todas as coisas; amar o teu próximo como a ti mesmo.

Quem os vive não peca contra a lei e, assim, não está sujeito às suas penas e preceitos. Não necessita provar com obras sua justiça, pois sabe que é justificado pelo sangue de Cristo e não precisa preocupar-se em provar para ninguém com obras ou qualquer outra coisa porque tudo o que faz se resume no bem a Deus e ao próximo, em nome de Jesus Cristo, assim, as obras de caridade são a vivência natural da sua fé.

Então, para quem se aplica a lei?

Para os que vivem no pecado e o têm como projeto de vida em detrimento da sã doutrina do Evangelho. Sujeitos à Lei pela circuncisão e outras obrigações, não suportam o fardo de justificarem-se, diante de Deus e dos homens; e, em seus pecados, amargam a infelicidade e a frustração de sua insuficiência salvífica.

Aquele que deseja, de fato, libertar-se dos fardos deve ir a Jesus, cujo jugo é suave e o fardo leve. 

Leia o trecho em I Tm 1, 8-11.

Na Bíblia CNBB; página 1461.
Título: Os que precisam de Lei.

Princípios eternos

I Tm 1, 8-11

“Sabemos que a lei é boa contando que usemos dela como se deve. De fato, a lei não é feita para o Justo, mas para os indisciplinados e rebeldes, para os irreligiosos e pecadores, para os ímpios e mundanos, para os que matam pai ou mãe e para os demais assassinos, para os dados a prostituição ou sodomitas, os traficantes de escravos, os mentirosos, os perjuros e para todo o mais que se opõe a sã doutrina, a qual é conforme o glorioso evangelho de Deus bendito, a mim confiado!”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Permanecer no ensinamento de Jesus Cristo e viver a aliança com Ele realizada é garantia de salvação e sinal para os pagãos.

Como posso pôr isso em prática?
Nas pequenas coisas, manter-me atento e firme na fé que recebi. Sou católico, sou de Deus. Minha vocação é a santidade!