Podemos usar a sabedoria e a inteligência para o mal, mas a sabedoria que vem do Alto só pode ser usada para o bem e é encontrada nos homens que temem a Deus!
“Essa não é a sabedoria que vem do alto. Ao contrário, é terrena, egoísta, diabólica!”
Os versículos que se seguem esclarecem tudo para um bom discernimento a respeito das sabedoria: “Onde há inveja e rivalidade, aí estão as desordens e toda espécie de obras más. A sabedoria porém, que vem do alto é, antes de tudo, pura, depois pacífica, modesta, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem fingimento. O fruto da justiça é semeado na paz para aqueles que promovem a paz”.
Assim, fica fácil identificar quem caminha e age segundo os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, mesmo que não tenha recebido devidamente a pregação do Evangelho. A partir de sua consciência, uma pessoa pode manifestar a bondade de Deus porque Ele a deu para todos os homens, para serem capazes do bem natural, próprio de sua espécie inteligente. Aquele que escuta a Palavra de salvação do Evangelho também recebe a revelação do Alto diretamente em seu coração e, com ela, a sabedoria que constrói os homens novos, cidadãos do Reino dos Céus.
Ah, se praticássemos mais a verdade do Evangelho, o mundo seria menos mal! A começar de nossas casas, passando por nossa paróquia, atingindo a humanidade até os que não são cristãos. “Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre, por seu bom procedimento, que ele age com a mansidão que vem da sabedoria”.
Leia o trecho em Tg 3,13-18.
Na Bíblia CNBB; página 1492.
Título: A verdadeira sabedoria.
Ordens
Tg 3, 13-15
“Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre, por seu bom procedimento, que ele age com a mansidão que vem da sabedoria. Mas, se fomentais no coração, amargo ciúme e rivalidade, não vos ufaneis disso, mas deixai de mentir contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto. Ao contrário, é terrena, egoísta, diabólica!”
Princípios Eternos
Tg 3, 14-18
“Mas, se fomentais no coração, amargo ciúme e rivalidade, não vos ufaneis disso, mas deixai de mentir contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto. Ao contrário, é terrena, egoísta, diabólica! Onde há inveja e rivalidade, aí estão as desordens e toda espécie de obras más. A sabedoria porém, que vem do alto é, antes de tudo, pura, depois pacífica, modesta, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem fingimento. O fruto da justiça é semeado na paz para aqueles que promovem a paz.”
Anote em seu diário qual é a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
A comunhão com o Evangelho pode me garantir a fonte da sabedoria do Alto, mas o proceder bem depende da minha conversão pessoal. Não basta saber e ser inteligente, é preciso um coração convertido a Deus.
Como posso pôr isso em prática?
Sempre que eu conhecer algo valioso para o ensino, preciso fazer memória de que outros sabem mais e de que tudo que tenho recebi e não gerei. Saber que isso não faz de mim melhor do que os outros, e sim mais comprometido e devedor de uma resposta de vida mais santa.