A causa de guerras, conflitos e brigas são as paixões em conflito dentro de nós, em nossos corações! Quando Deus não reina, um outro reinará.
“Submetei-vos a Deus e resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós. Aproximai-vos de Deus, e ele se aproximará de vós.”
A atitude parece simples, mas não é. E é justamente por causa do conflito interior provocado pela concupiscência que torna nosso desejo desordenado e sujeito às paixões, que a decisão por Deus não é fácil, ainda que saibamos que ela é a nossa salvação.
Por isso sofremos em muitas áreas para nos converter. Seja no temperamento, na afetividade, na sexualidade, na fidelidade, na honestidade, na labuta. Escolher ouvir a voz de Deus e não a voz do diabo é sempre uma decisão contra alguma paixão desordenada presente em nós e a favor da verdade implantada em nós pela Palavra de Deus. E a guerra começa!
Para algumas pessoas não há guerras frequentes, porque, em muitas áreas, elas já se renderam ao pecado. Mas se engana que pensa que essa ausência de guerra trará paz. O inimigo de Deus também é nosso inimigo e nunca nos trará paz. A guerra acaba e começa a escravidão. Pois todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. (Rm 6,23).
Outra realidade que a Palavra nos traz é que pedimos mal, e por isso não recebemos. E o que é esse pedir mal? “E a razão porque não possuis é porque não pedis. Pedis, sim, mas não recebeis porque pedis mal. Pois o que pedis, só quereis esbanjá-lo nos vossos prazeres.”
Se a nossa oração é tendenciosa para nossas paixões desordenadas, não seremos atendidos. Porque Deus conhece os nossos corações e não nos fará o mal, ainda que o que pedimos parece ser bom. Portanto, a nossa intenção precisa ser reta, convertida. A chave desta conversão é a proximidade com Deus, a oração!
“Aproximai-vos de Deus e ele se aproximará de vós.”
Essa proximidade nos libertará do diabo, nos tornará próximos de Deus e parecidos com ele, nos livrará do julgamento dos irmãos e com o tempo nos santificará.
Leis o trecho em Tg 4,1-12
Na Bíblia CNBB, página 1492-1493
Título: A discórdia, o contrário da sabedoria
Promessas
Tg 4,7-8.10
“Submetei-vos pois a Deus, mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Aproximai-vos de Deus e ele se aproximará de vós.”
“Humilhai-vos diante do Senhor e ele vos exaltará.”
Ordens
Tg 4,7-11
“Submetei-vos pois a Deus, mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Aproximai-vos de Deus e ele se aproximará de vós. Limpai as mãos, ó pecadores, e purificai os corações, homens ambíguos. Entristecei-vos, vesti o luto e chorai. Transforme-se em luto vosso riso, e vossa alegria em desalento. Humilhai-vos diante do Senhor e ele vos exaltará. Não faleis mal uns dos outros, irmãos. Quem fala mal do seu irmão, fala mal da Lei e julga-a.”
Princípios Eternos
Tg 4,1-4.5b.6b.11b-12
“De onde vem a guerras? De onde vem as brigas entre vós? Não vem precisamente das paixões que estão em conflito dentro de vós? Cobiçais mas não conseguis ter. Matais, fomentais inveja, mas não conseguis êxito. Brigais e fazeis guerra mas não conseguis possuir. E a razão porque não possuis está em que não pedis. Pedis, sim, mas não recebeis porque pedis mal. Pois o que pedis só quereis esbanjá-lo em vossos prazeres. Adúlteros, não sabeis que a amizade com o mundo é inimizade com Deus?
Assim, todo aquele que pretende ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus.”
“Com ciúme anseia por nós o Espírito que nos habita?”
“Deus resiste aos soberbos, mas concede a graça aos humildes.”
“Ora, se julgais a Lei, não és cumpridor da Lei, mas sim, seu juiz. Um só é o legislador e juiz: aquele que é capaz de salvar e de fazer perecer. Tu, porém, quem és para julgares o teu próximo?”
Anote, em seu diário, qual a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Resisti ao diabo e ele fugirá de vós!
Como posso pôr isso em prática?
Aproximai-vos de Deus e ele se aproximará de vós.