Evangelho de São João > Leitura #86

Jesus e a humilhação ao extremo

Jesus sofre mais uma humilhação quando suas vestes são retiradas e sorteadas para que fosse exposto ao ridículo aquele que já era condenado à morte.

-CREDITOS — pifate by Getty Images

Repartiram entre sai as minhas vestes.”

A humilhação de Jesus foi extrema. Ele estava condenado à morte, todo chagado, já quase sem forças, ouvindo ultrajes e acusações e agora era despojado de suas vestes. Esse era o costume de uma crucificação.

A humilhação pública e total do condenado, uma morte lenta onde a pessoa apodrecia pendurada no madeiro, onde a sua agonia durava dias… Jesus morreu logo porque estava muito machucado, mas costumeiramente os romanos deixavam que se apodrecesse na cruz e que os animais comecem a carniça até acabar.

Mas Jesus cumpre todas as profecias a seu respeito com mais essa humilhação. Quem de nós pagaria este preço para salvar a própria vida? Quem de nós pagaria esse preço para salvar alguém que ama?

Jesus pagou este preço para salvar toda a humanidade inclusive os que o rejeitaram e até mesmo os que ainda o rejeitarão.

Leia o trecho em Jo 19, 23-24

Na Bíblia cnbb página 1336-1337

Título: O sorteio das vestes

Não temos promessas, ordens, nem princípios eternos.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Se Jesus se humilhou assim por amor a mim, porque eu corro da censura dos homens? Também eu devo me expor como Jesus, para cumprir vontade de Pai.

Como posso pôr isso em prática?

Conhecendo a palavra de Deus e vivendo por ela. Na fé e no testemunho.