Jesus sepultado renova a criação, descendo à mansão dos mortos para, de lá, ressuscitar ao terceiro dia como Homem novo. Ele recria todas as coisas.
“No lugar, havia um jardim; e, no jardim, um túmulo novo.”
A capacidade de Deus de recriar todas as coisas não tem limites. Ele leva à perfeição todas as realidades que toca. Puseram Jesus num túmulo, onde ninguém havia sido sepultado, bem num jardim. E é neste mesmo jardim que Maria Madalena se encontra com o “Jardineiro” Jesus após a ressurreição. De fato, a ressurreição de Jesus é a nova criação da humanidade, e vem trazer a redenção até a raiz do pecado. É no Jardim do Éden que o homem é sepultado no seu pecado, mas é também num jardim que o Filho do Homem ressuscita para a vida eterna como primícias dos que hão de ressuscitar. Um túmulo novo para gerar o homem ressuscitado.
José de Arimateia e Nicodemos, dois discípulos de Jesus disfarçados, que, por sua influência, levaram-No para esse lugar que a Divina Providência já havia reservado. Era o primeiro dia para a reconstrução do novo templo do Senhor!
Leia o trecho em Jo 19,38-42
Na Bíblia CNBB, página 1337
Título: A Sepultura
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Para nascer um homem novo, o velho homem precisa morrer. Jesus levou à morte os pecados de todos os homens para que, ao ressuscitar dos mortos, todos tenham vida. É preciso crucificar o homem velho!
Como posso pôr isso em prática?
Dar espaço e voz ao homem novo, viver por Ele à sua imitação. Ser como Jesus e abandonar as coisas velhas deste mundo.