A autoridade de Jesus sempre foi questionada pelos poderosos. Incomodados com a Sua retidão e inevitável popularidade, desejam pará-Lo a qualquer custo.
“Dize-nos com que autoridade fazes essas coisas, e quem é que te deu esta autoridade.”
Os sumos sacerdotes, os escribas e os anciãos questionaram a autoridade de Jesus para expulsar do templo os mercadores como Ele fez. Em outras palavras, eles disseram: Quem é você para fazer isso? Quem você pensa que é para fazer isso?
Jesus devolve a pergunta sabendo que eles não serão capazes de responder, e na condição de se manter em silêncio caso não respondam corretamente.
Não era porque não tivesse resposta, mas porque aqueles que o questionavam já tinham visto provas suficientes de que Jesus tinha esse poder, mas não acreditavam. Jesus recebeu todo Dom do Pai, não dos homens, assim como o Batismo de João também não vem dos homens.
Ora, se João tem autoridade, eles deveriam acreditar nele, o que ia contra seus princípios e a dureza de seus corações. Mas se disserem que vem dos homens, como vão enfrentar o povo que tem experimentado Deus por Ele? Assim, a pergunta de Jesus foi sobre João, sabendo que eles tinham a oportunidade de responder da mesma forma sobre ele mesmo, que é maior que João.
Vivemos num século em que o senhorio de Jesus é questionado pelo mundo de maneira feroz, agressiva, irreverente. Cabe a nós batizados testemunharmos que somos submissos a Ele, e que esta atitude reflete a santidade de Nosso Senhor em nossas vidas.
Leia o trecho em Lc 20,1-8
Na Bíblia CNBB, página 1300
Título: A autoridade de Jesus
*Não há promessas ordens ou princípios eternos para anotar.
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
A autoridade de Jesus vem de Deus.
Como posso pôr isso em prática?
Renovarei hoje minha entrega a Deus, ao seu Senhorio na minha vida.