A ceia pascal foi vivida por Jesus e Seus discípulos de maneira nova naquele ano. E nunca mais seria diferente, pois a Santa Missa foi celebrada pela primeira vez.
“Ide fazer os preparativos para comermos a ceia pascal.”
Não é uma coisa qualquer, por isso mesmo exige uma preparação. Jesus manda Seus discípulos a Sua frente para preparar o lugar que Ele já havia escolhido para a Páscoa. Ele dá todos os detalhes de que os discípulos precisam saber sobre a preparação, e eles encontram exatamente como Jesus disse. Já era momento e ocasião de solenidade.
É assim até hoje, mas, como Igreja, nos preparamos com o retiro quaresmal para vivermos a Páscoa com toda intensidade possível em nosso coração.
A ceia pascal foi vivida por Jesus e Seus discípulos de maneira nova naquele ano. E nunca mais seria diferente, pois a Santa Missa foi celebrada pela primeira vez.
O banquete na ceia pascal não é exagero, é solenidade, é a festa das festas! A ressurreição! Nossa esperança e salvação.
Leia o trecho em Lc 22,7-13
Na Bíblia CNBB, página 1303
Título: Preparação da ceia pascal
Ordens
Lc 22,8-12
“Ide fazer os preparativos para comermos a ceia pascal. Eles perguntaram: onde queres que o preparemos? Jesus respondeu: Quando entrardes na cidade, virá ao vosso encontro um homem carregando uma bilha com água. Segui-o até a casa onde entrar e dizei ao dono da casa: O mestre manda perguntar: Onde está a sala onde poderei comer a páscoa com os meus discípulos? Ele então vos mostrará uma grande sala arrumada, no andar de cima. Preparai ali.”
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
É necessário cuidar do sagrado, das coisas santas, das coisas de Deus!
Como posso pôr isso em prática?
A começar de mim, que sou templo vivo de Deus, cuidando para que meu interior seja santo puro. Que a sala do meu coração seja arejada e bem arrumada. A partir disso, cuidar do que é externo, dos objetos sagrados, das celebrações e solenidades.