Evangelho de São Lucas > Leitura #421

A ceia pascal

A ceia pascal foi vivida por Jesus e Seus discípulos de maneira nova naquele ano. E nunca mais seria diferente, pois a Santa Missa foi celebrada pela primeira vez.

#421A ceia pascal

Créditos: sedmak by GettyImages

“Ide fazer os preparativos para comermos a ceia pascal.”

Não é uma coisa qualquer, por isso mesmo exige uma preparação. Jesus manda Seus discípulos a Sua frente para preparar o lugar que Ele já havia escolhido para a Páscoa. Ele dá todos os detalhes de que os discípulos precisam saber sobre a preparação, e eles encontram exatamente como Jesus disse. Já era momento e ocasião de solenidade.

É assim até hoje, mas, como Igreja, nos preparamos com o retiro quaresmal para vivermos a Páscoa com toda intensidade possível em nosso coração.

A ceia pascal foi vivida por Jesus e Seus discípulos de maneira nova naquele ano. E nunca mais seria diferente, pois a Santa Missa foi celebrada pela primeira vez.

O banquete na ceia pascal não é exagero, é solenidade, é a festa das festas! A ressurreição! Nossa esperança e salvação.

Leia o trecho em Lc 22,7-13

Na Bíblia CNBB, página 1303
Título: Preparação da ceia pascal

Ordens

Lc 22,8-12

Ide fazer os preparativos para comermos a ceia pascal. Eles perguntaram: onde queres que o preparemos? Jesus respondeu: Quando entrardes na cidade, virá ao vosso encontro um homem carregando uma bilha com água. Segui-o até a casa onde entrar e dizei ao dono da casa: O mestre manda perguntar: Onde está a sala onde poderei comer a páscoa com os meus discípulos? Ele então vos mostrará uma grande sala arrumada, no andar de cima. Preparai ali.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

É necessário cuidar do sagrado, das coisas santas, das coisas de Deus!

Como posso pôr isso em prática?

A começar de mim, que sou templo vivo de Deus, cuidando para que meu interior seja santo puro. Que a sala do meu coração seja arejada e bem arrumada. A partir disso, cuidar do que é externo, dos objetos sagrados, das celebrações e solenidades.